A Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas (AME), juntamente com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), e a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MT, realizou na última sexta-feira, 30, uma grande palestra da Campanha “Se Liga 16!” com os alunos da Escola Estadual Liceu Cuiabano. O ciclo de palestras faz parte da campanha da AME, UBES e TRE-MT.
Os palestrantes esclareceram aos estudantes sobre os objetivos da campanha, a oportunidade de que os jovens têm de escolher seus representantes no poder público, o processo eletrônico utilizado nas eleições e, principalmente, sobre o prazo e a documentação necessária para tirar o título de eleitor e exercer o direito do voto já nas Eleições de 2010.
Na oportunidade, também foi informado aos estudantes sobre os cargos que serão escolhidos no próximo pleito: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República, exatamente nessa ordem de votação. O jovem que completar 16 anos até o dia 3 outubro pode tirar o seu título de eleitor e, se não o fizer até o dia 5 de maio, só poderá votar cargos daqui a 4 anos, ou seja, nas Eleições de 2014.
O Presidente da AME Rarikan Heven relembrou as grandes conquistas que os estudantes protagonizaram na história do Brasil, ressaltando a importância que a juventude tem nessa grande festa da Democracia brasileira que são as eleições. Ele finalizou dizendo que “essa é apenas mais uma palestra da grande campanha que a AME está desempenhando no estado e que espera contar com o apoio dos estudantes para as próximas campanhas da entidade”.
Os alunos puderam tirar dúvidas sobre o título de eleitor, o processo democrático e até como denunciar crimes como a compra de votos.
O evento contou com a presença do Diretor e da Coordenadora da Escola Liceu Cuiabano, Alceu Trentrin e Cleidinete, a Secretária da Escola Judiciária Janis Eyer Nakahati e servidores do TRE, Adriana das Graças Faverão e Carlos Luanga, além de outros membros de movimentos estudantis, bem como a participação de mais 600 alunos entre 16 a 18 anos daquela instituição de ensino.
A campanha também se estende até 4 de maio aos municípios do interior do estado, por intermédio das UMES, dos Grêmios Estudantis e dos Cartórios Eleitorais.
Fonte: Assesoria de Comunicação da AME