Amanhã, 25 de janeiro, é feriado na cidade de São Paulo em comemoração aos seus 458 anos, na mesma data os secundaristas paranaenses participarão da posse da nova diretoria de sua entidade estadual representativa, a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES). Com 67 anos de história, a UPES é uma das entidades de maior protagonismo no Paraná, representando estudantes de ensino fundamental, médio, pré-vestibular, técnicos, profissionalizantes e de jovens e adultos desde 1945.
A posse da nova diretoria da UPES, eleita no congresso realizado em novembro do ano passado, acontecerá no a partir das 18 horas. Na data, a nova diretoria pretendem promover um debate de conjuntura e plantar uma Araucária bem no meio do terreno, como símbolo da fixação da organização estudantil no local. A Araucária é preservada por lei e não poderá ser cortada, em analogia à luta por sua sede que já é prioridade da nova gestão.
UPES DEFENDE SUA SEDE HISTÓRICA
No último dia 8 de janeiro de 2012 a juventude do Paraná levantou acampamento na sede de sua entidade representativa, UPES. Os estudantes defendem sua maior conquista física em uma grande jornada de resistência à especulação imobiliária que pretende tomar o patrimônio dos estudantes.
Localizada da Rua Marechal Malett, nº250, no Juvevê, Curitiba; as atividades do acampamento vão de esconde-esconde a grupos de debate com temas como os novos desafios para a gestão da UPES e o Estatuto da Juventude e seus avanços. Diariamente, cerca de 45 pessoas passam pelo local, entre estudantes secundaristas, universitários, autoridades e colaboradores.
Cerca de 15 estudantes se revezam para pernoitar no acampamento da sede da UPES, no bairro do Ahú, e para cuidar dos trabalhos da organização da entidade e da agenda cultural, desenvolvidos durante o dia. Com água cortada há cerca de um ano, eles contam apenas com o apoio da população do bairro, vizinhos, amigos e com a solidariedade de apoiadores da causa. A posse, que acontece amanhã, promete firmar ainda mais a luta em defesa da sede da entidade.
Essas e mais informações no PORTAL DA UPES