Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

JORNADA DO AMAZONAS PROMETE NOVAS MOBILIZAÇÕES
5 de abril de 2012
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SISU PARA UFRN
10 de abril de 2012
Mostrar todos os posts

EM FORTE PARCERIA COM TRE, “TE LIGA 16!” LANÇA CAMPANHA NO RS

As escolas do Rio Grande do Sul, em ritmo de mobilização para as Eleições 2012, ao lado das entidades estudantis nessa segunda-feira (9) realizam o lançamento da campanha “Te Liga 16!” em grande parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Cerca de 60 jovens são esperados no plenário para discutir entre a juventude o funcionamento do processo eleitoral e garantir a emissão do título de eleitor dos estudantes que abrem novas portas rumo à democracia.

Com início às 16 horas no plenário do TRE-RS (Rua Duque de Caxias, 350), estarão presentes as entidades municipais e estaduais, ao lado da UBES e UNE. Autoridades como o desembargador Marco Aurélio Caminha, presidente do TRE-RS e o deputado Alexandre Postal, presidente da Assembleia demarcam a parceria ainda mais consolidada nesta edição da campanha.

Segundo a diretora da UBES-RS, Ana Carolini, são grandes as mobilizações em nome da participação dos estudantes gaúchos. “Vemos uma juventude com muita disposição para debater o papel do jovem na política da cidade, por isso, no lançamento de hoje já temos ótimas expectativas com essa parceria com o TRE-RS que fortalecerá ainda mais nossas mobilizações, levando o “Te Liga 16” às rádios e à TV aberta no estado”, conta.

JUVENTUDE BRASILEIRA NAS URNAS
Mais que tradição, e sim um grande marco da participação política da juventude ao conquistar na nova Constituição de 1988 com o voto facultativo aos jovens de 16 e 17 anos. A “Se Liga 16!”, que a UBES realiza em todo o Brasil, antecede as eleições e prepara os jovens a participarem com voz ativa no pleito. Os estudantes gaúchos personalizam as mobilizações com “Te Liga 16! – 16 Anos: Uma idade inesquecível” em incentivo ao voto consciente. Para isso, escolas públicas e particulares, grêmios e secundaristas estão colocando em pauta nas salas de aula a importância de seu voto e o poder da juventude na construção de uma sociedade melhor através da participação nas eleições de outubro.