Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

PROTESTO EM TERESINA GANHA O MUNDO E É DESTAQUE EM TV DE PORTUGAL
12 de January de 2012
NA BAHIA, ESTUDANTES REALIZAM PROTESTO CONTRA REAJUSTE DA TARIFA DE ÔNIBUS NA LAVAGEM DO BONFIM
13 de January de 2012
Mostrar todos os posts

NOTA DE APOIO A POPULAÇÃO PIAUIENSES E REPÚDIO À AGRESSÃO DA POLÍCIA MILITAR

UBES declara total apoio aos estudantes e trabalhadores contra a forte repressão da polícia militar em Teresina

A União Brasileira dos Estudantes Secundarista (UBES) vêm a público manifestar absoluto repúdio a atitude truculenta da polícia militar de Teresina, que sob orientação do governador Wilson Martins, e do prefeito Elmano Férrer, tem prendido e agredido brutalmente jovens estudantes e trabalhadores na tentativa de impedir o exercício pleno de democracia. A UBES reprova ainda a ação da CET-SEG, contratada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut), que também cumprindo o papel de agente repressivo do Estado, atuando paralelamente com a Tropa de Choque da PM.

Os manifestantes, em sua maioria são jovens estudantes de 16 a 24 anos, tem reivindicado pacificamente com marchas e interdições nas ruas do centro de Teresina, no Piauí. O motivo é a indignação contra o reajuste de R$ 1,90 para R$ 2,10 nas passagens de ônibus; ampliação da rede de integração da capital e a gratuidade da segunda passagem no sistema de integração de linhas. O ativismo dos estudantes, que de forma legítima, representa para todo o país o cenário que vive a sociedade piauiense, e que terá todo o apoio da UBES para garantir sua atuação.

Não podemos permitir que a censura e a violação do governo, com sprays de pimenta, balas de borracha e tropas firam a liberdade de expressão de cada cidadão, como aconteceu no Brasil durante a ditadura militar. Vimos nas últimas semanas, jovens de Teresina indo para cadeia por exercerem seus direitos, direitos que cabem ao próprio Estado garantir. Porém, essa é a mesma juventude que lutou contra a repressão dos militares em tempos de censura; apesar de toda a pressão feita pela polícia militar, os jovens continuam à ir às ruas e a buscar o diálogo com a prefeitura do estado tentando garantir a qualidade e acesso do transporte junto à opinião de toda população  piauiense.

Revivemos nas páginas dos principais jornais do país, redes sociais e também na mídia internacional, a juventude que não foge da luta e que traz em sua atuação a combatividade contra toda forma de opressão. A UBES declara total apoio a todos os estudantes e trabalhadores de Teresina, lutando hoje nas causas decisivas para o futuro democrático do nosso país, democracia que se alimenta da ação dessa corajosa e consciente desses estudantes e trabalhadores que estão nas ruas.

Em apoio aos estudantes, trabalhadores de Teresina;

Pela garantia do direito à liberdade de expressão e democracia entre o povo e o governo

UBES #ContraoAumento!

13 de janeiro de 2012
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES