Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

EM ALAGOAS, ESTUDANTES VÃO ÀS RUAS E DECLARAM APOIO AOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL QUE ENTRARÃO EM GREVE
13 de November de 2012
NO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA (20), UBES COMEMORA CONQUISTAS E AFIRMA ENFRENTAMENTO AOS NOVOS E ANTIGOS DESAFIOS
20 de November de 2012
Mostrar todos os posts

QUERENDO PARTICIPAR DO 2° ENG, MAS SUA ESCOLA AINDA NÃO TEM GRÊMIO? SAIBA COMO FUNDAR E LEVAR A GALERA PARA O ENCONTRO

De norte a sul do país, a juventude secundarista começa a se organizar mobilizando suas escolas rumo ao 2° Encontro Nacional de Grêmios, o maior evento de fomento aos Grêmios Estudantis que reunirá os estudantes do movimento secundarista em janeiro de 2013.

E você, ainda não tem Grêmio Estudantil em sua escola? Saiba os 5 principais passos para movimentar toda galera da escola e viajar para Recife, onde acontecerá o encontro no próximo ano garantindo a presença de toda galera nos debates da UBES!

# Como fundar um Grêmio? #

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os estudantes discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

1º PASSO

O grupo interessado em formar o Grêmio, divulga a proposta na escola e convida os estudantes interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO. Este grupo elabora uma proposta de Estatuto que será discutida e aprovada pela Assembléia Geral.

2º PASSO

A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os estudantes da escola para participar da ASSEMBLÉIA GERAL. Nesta reunião, decide-se o nome do Grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e aprova-se o Estatuto do Grêmio. Nessa reunião também se definem os membros da COMISSÃO ELEITORAL.

*Importante: A Assembléia Geral precisa ser registrada em ata.

3º PASSO

Os estudantes se reúnem e formam as CHAPAS que concorrerão na eleição. Eles devem apresentar suas ideias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os estudantes.

4º PASSO

A Comissão Eleitoral organiza a ELEIÇÃO. A contagem é feita pelos representantes da comissão, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente (caso os estudantes vejam necessidade), dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados.

5º PASSO

A Comissão Pró-Grêmio organiza a cerimônia de POSSE DA DIRETORIA do Grêmio (quem cuidará do que no Grêmio Estudantil).

*A cada ano, reinicia-se o processo eleitoral a partir do 3º passo.

Depois de criar o Grêmio Estudantil, siga as instruções do 2° Encontro Nacional de Grêmios da UBES e garanta seu CREDENCIAMENTO OFICIAL clicando aqui.