Pelo direito à democracia, à liberdade de expressão e pelo direito legítimo de luta da juventude, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), convoca para tarde desta terça-feira (21/08) às 18 horas, tuitaço unificado em todo o Brasil pelo direito de mobilização dos estudantes em suas escolas, nas ruas e em todos os espaços representando a voz daqueles que querem ajudar a construir um Brasil sem barreiras com efetiva participação dos jovens.
A mobilização na rede social Twitter é uma resposta à realidade enfrentada pelos estudantes que defendem suas pautas e lutam pelo livre direito de organização, em especial e tomando como exemplo, o caso que aconteceu nesta terça em Porto Alegre (RS) em decorrência de um ato pela juventude no último dia 16 de agosto. Após passeata que reuniu cerca de 500 secundaristas e universitários, um jornal local publicou nota assinada pela diretora e grêmio escolar do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, classificando de forma equivocada o ato dos estudantes como “gritaria”.
O Colégio, palco histórico de concentração de muitas e muitas lutas em defesa da educação e da democracia na capital, foi escolhido como ponto de concentração da passeata que pautou a assinatura do Pacto pela Juventude, pelos 10% do PIB para educação e em defesa da Meia Entrada estudantil. Mesmo com toda organização dos estudantes que estavam com autorização de seus responsáveis para sair para atividade, anteriormente autorizados pela direção da escola em divulgar o ato nas salas de aula, e acompanhados pela brigada militar, a publicação do jornal demonstra a necessidade de reafirmar a importância de haver nas ruas o “Grito” da juventude e a defesa deste direito em cada canto do país.
O tuitaço é pelo direito e voz da juventude, porque estudante na rua é preciso e a história do Brasil é prova viva! Carregando as mesmas bandeiras, foi a juventude que enfrentou os militares, que derrubou o presidente Colorido, que hoje está firme na luta por uma educação pública de qualidade e sua participação na construção de um país melhor.