Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Manual de sobrevivência nas escolas particulares
17 de December de 2013
Você, o ENEM e a Universidade
6 de January de 2014
Mostrar todos os posts

Congresso da ABES e o início de um novo ciclo de lutas

Movimento estudantil baiano segue organizado com pautas que se renovam

Aconteceu nos últimos dias 13, 14 e 15 de dezembro, no município Simões Filho, o 6° Congresso da Associação Baiana Estudantil Secundaristas (ConAbes) após seu último processo de reconstrução. Responsável por reunir as principais lideranças estudantis do estado da Bahia, também com a presença da recém-eleita presidenta da UBES, Bárbara Melo, o encontro elegeu o novo presidente à frente da entidade e de suas lutas para os próximos 2 anos.

Com 18 anos, estudante do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista (CETEP), Nadson Rodrigues, foi eleito para presidir a entidade no próximo período. Cursando técnico em edificações, a trajetória do jovem que iniciou sua militância no grêmio estudantil de sua escola e na diretoria da União Municipal dos Estudantes Secundaristas Conquistenses (UMESC), tem agora o dever de guiar a ABES, entidade responsável por encabeçar históricas mobilizações da juventude, especialmente a “Revolta do Buzu”, na qual o transporte público ganhou destaque.

Se despedindo da gestão, Wesley Machado, ex-presidente da ABES, relembra suas experiências acompanhadas de “muita luta, muito choro, muito sorriso, muitas adversidades e muitas glórias”, conta. “Presidir a ABES foi a melhor escola de política que eu poderia ter, cada grêmio e UMES fundados, novos estudantes conquistados para lutar pelo movimento estudantil, dias de pão com mortadela, cada passeata, cada ocupação da secretaria de Educação, cidades visitadas nesta imensa Bahia, sapato gasto de tanto andar, estudante que me olhava e me referendava como seu representante. Acima de qualquer coisa só me resta agradecer a abraçar, e se muito vale o que foi feito, mais vale o que virá”, finaliza em comentário emocionado nas redes sociais.

Um Congresso Solidário e suas pautas

Chamado como “congresso solidário”, o encontro organizado pela ABES e todas as entidades municipais da Bahia arrecadaram dois quilos de alimento de cada um dos participantes, que encaminharão os mantimentos às comunidades do município de Lajedinho, onde temporal deixou vítimas e destruição na tragédia ocorrida .

Entre os temas debatidos, o ConAbes levantou alto a bandeira da gestão democrática nas escolas, o investimento de 10% do PIB na educação, a cultura afro nas escolas, o respeito à diversidade, contra a homofobia e por menos catracas, em um chamado por mais acesso e mais participação da juventude baiana.

Da Redação

Novo presidente da ABES, Nadson Rodrigues

Novo presidente da ABES, Nadson Rodrigues