Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Arte do 40º Congresso da UBES para download
23 de outubro de 2013
Blitz pela educação é realizada pelos estudantes de Parauapebas (PA)
24 de outubro de 2013
Mostrar todos os posts

Dicas da UBES para o ENEM 2013 – não caia nas pegadinhas

No último ano, 28% dos inscritos não conseguiram fazer a prova por vários motivos, não deixe que isso aconteça com você

É importante ficar atento para que um momento importante, que pode ser o caminho para a universidade, não vá pelo cano. Fora a preparação com estudos, você pode tomar alguns cuidados para não ficar do lado de fora do portão entre outras pegadinhas famosas que os candidatos caem. Você pode perder a prova por qualquer motivo: esquecer o documento com foto, o trânsito congestionado, sua carona atrasar e fica entre os milhares que perderam o exame.

É preciso ficar ligado, acontece neste sábado e domingo (26 e 27 de outubro) o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2013, em sua edição anterior mais de 1,6 milhão de pessoas não realizaram a prova no país (equivalendo a 28% dos inscritos).  Isso ocorre por diversas razões que vão desde pegar chuva, esquecer que aos fins de semana o horário dos ônibus são alterados, se perder, sair atrasado, esquecer o material entre outras coisas. Sabemos que não dá pra prever tudo, mas pensando antes é possível se organizar e não ter problemas.

Para começar, saiba onde vai fazer a prova, se der tempo e desconhecer o local é uma boa ideia dar uma passada lá, para saber como chegar e ter noção do tempo de percurso: muitos prestarão o exame em localidades distantes de onde moram ou estudam.

Outra coisa, diante das possibilidades de transporte e trajeto, calcule tudo com uma hora de antecedência e saia nesse tempo. Assim, caso algum imprevisto aconteça, você terá um intervalo extra para lidar com a situação.

Não é preciso entrar em curto com todas as possibilidades, mas vale dar uma olhada na previsão do tempo, conferir se não está acontecendo nenhum evento neste fim de semana que interfira no trajeto e, se for de carona, organizar para que ninguém se atrase. Depois, é só colocar o documento com foto na bolsa e reservar uma boa caneta de tinta preta, e boa sorte!

ENEM 2013

Com um número Record de 7.173.574 inscritos, as provas começam às 13h e os portões serão abertos às 12h (sempre no horário de Brasília). No dia 26 de outubro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 27 de outubro serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Os resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem até o terceiro dia útil após as provas, ou seja, até 30 de outubro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data que ainda será divulgada, inserindo o número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônicohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/.

Da Redação