Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: É PRECISO APROVAR JÁ
11 de June de 2013
EM SP, UBES PARTICIPA DO 3° ATO CONTRA AUMENTO DA PASSAGEM MARCADO POR TRUCULÊNCIA POLICIAL
12 de June de 2013
Mostrar todos os posts

LAURO DE FREITAS NA BAHIA RECEBE ATO SECUNDARISTA QUE ACENDE DEFESA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE

LAURO_FREITAS_SECUNDAS

Em um cenário nacional em que importantes estados brasileiros tem recebido nas ruas manifestações contra o aumento da passagem e a falta de qualidade no transporte público, os secundaristas das escolas do município de Lauro de Freitas (BA) pintaram os rostos e realizaram nessa terça-feira (11), um grande ato com mais de mil estudantes.

Organizada por sete escolas estaduais e municipais da cidade, a mobilização defendeu o Passe-Livre Estudantil, melhoria nas escolas (no que compreende a pauta de melhor estrutura, qualidade da merenda escolar e mais segurança) e no transporte público. Na linha de frente, as entidades estudantis do estado baiano deram força à atividade puxada pela Associação dos Estudantes Secundaristas de Lauro de Freitas (ASSELF) que simultaneamente realizava um ato de reconstrução da entidade, tendo apoio da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

“A passeata foi um brilhante exemplo de que os estudantes da cidade estão organizados e que essa galera se preocupa com a situação da educação no município, mostra também que temos todo o gás de lutar e de proporcionar transformações em nossas escolas. É válido dizer que nós do movimento estudantil estadual e do município não iremos parar enquanto os nossos pleitos não forem atingidos, temos apoio da população e seguiremos mobilizados”, comentou o vice-presidente da UBES na Bahia, Mardel Motta.

ESTUDANTES OCUPAM CÂMARA DOS VEREADORES
A marcha, que partiu no início da tarde e rapidamente ocupou as ruas com cartazes e palavras de ordens – que dentre as demais questões -, pediu explicações ao prefeito referente aos 3 milhões de reais que supostamente foram destinados à merenda escolar, assunto que contou com várias denúncias dos secundaristas ao longo do ato.

A passeata seguiu em direção à Praça da Matriz, quando os jovens tentaram assistir à sessão na Câmara de Vereadores da cidade, porém o presidente encerrou a sessão, finalizando o ato com a ocupação da casa Legislativa. Dirigentes estudantis e lideranças das escolas do município foram recebidos pelo presidente da Câmara e pelos vereadores que indicaram uma reunião na próxima quinta-feira para receber uma comissão de estudantes.

O presidente da Abes, Wesley Machado, afirma que houve repercussão e que os estudantes conseguiram abrir um canal de diálogo para as pautas dos municípios. “Os estudantes estão se mobilizando, estão de olhos abertos e vão às ruas cobrar os seus direitos. Essa manifestação repercutiu e parou a cidade, conseguiu entrar na Câmara de Vereadores e ser ouvida. Queremos passe-livre, nós que somos de escolas públicas sabemos que professores são mal remunerados, a estrutura é ruim, o ensino e conteúdo pedagógico estão muito distantes da nossa realidade” comente. “Viemos aqui e daremos continuação às manifestações e apoio aos grêmios que realizarão mais dois atos na semana que vem, não vamos nos privar de lutar pelos nossos direitos”, disse o estudante.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=d3Rai9SHoyM&w=560&h=315]