Para os próximos dois anos, a entidade promete concretizar pautas centrais, entre elas o investimento de 10% do PIB para educação e a reformulação do ensino médio
Nos últimos meses, o Rio de Janeiro foi um dos estados responsáveis por levar às ruas importantes lutas encabeçadas pela juventude secundarista, desde a pauta dos transportes às manifestações em defesa dos professores, os estudantes cariocas mostraram que há muito que mudar. Prova disso, na última sexta-feira (06/12), reoxigenando a organização estudantil e renovando suas forças, aconteceu o 21º Congresso da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RJ).
Realizado na Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, o encontro que debateu passe livre estudantil, reforma do ensino médio, financiamento da educação e o apoio aos profissionais de ensino também foi responsável por eleger o novo presidente à frente da entidade para os próximos dois anos. Com a forte presença de secundaristas do ensino técnico, aproximadamente 300 estudantes estiveram no evento, entre eles a ex-presidente da AMES que encerrou sua gestão, Bárbara Melo, agora à frente da UBES.
Com voto de pouco mais que 80 delegados, o jovem estudante da escola Visconde de Mauá, João Neto, foi eleito por voto direto o presidente da entidade na próxima gestão. Aos seus 18 anos, cursando eletrônica, delegado no 40º Congresso da UBES onde coordenou a bancada de seu estado, Netinho, como é chamado, garante que os próximos meses chegarão com grandes desafios.
“Vamos entrar no ano da Copa do Mundo, aumento da passagem no Rio de Janeiro, eleições presidenciais e outras pautas. Em 20114 e 2015, esperamos concretizar pautas centrais, entre elas o investimento de 10% do PIB para educação e a reformulação do ensino médio”, finalizou.
Da Redação