A UBES, UNE e ANPG se solidarizam com o povo venezuelano na despedida ao seu presidente da República, Hugo Chávez, que fazia tratamento contra um câncer e faleceu em decorrência de complicações nessa terça-feira, 5 de março.
Hugo Chávez sempre mostrou respeito e valorização à organização da juventude em todo o continente. A UNE se encontrou com o presidente venezuelano em algumas oportunidades, desde que ganhou a eleição em seu país, em 1998, e deu início a um processo de mudança política e integração da América Latina.
Chávez e os estudantes brasileiros tiveram um primeiro encontro em 2004, durante o 16º Festival Mundial da Juventude, realizado em Caracas. Neste mesmo ano, o presidente venezuelano visitou o Brasil e fez questão de participar de um debate promovido pela UNE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A UBES admira a coragem com que o Chávez enfrentou a questão da educação e da pobreza em seu país. Os “círculos bolivarianos”, as “Missões Robinson” e outros programas inclusivos revolucionaram a Venezuela que se tornou, em 2005, país livre do analfabetismo, reconhecido pela Unesco.
A relação da UBES com os estudantes venezuelanos e suas organizações é de total diálogo, colaboração e parceria. Em diversas ocasiões, jovens venezuelanos participaram de encontros organizados pelo movimento estudantil brasileiro, com trocas de experiências e conhecimento.
Nesse momento, a UBES, UNE e ANPG esperam que a juventude do país possa garantir avanços, evitar retrocessos e tentativas de golpe, fortalecendo e aprofundando o processo democrático e de transformação da sociedade venezuelana.
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES
União Nacional dos Estudantes – UNE
Associação Nacional dos Pós-graduandos – ANPG