Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

#VEMPRARUA LUTAR PELA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UBES E UNE LANÇAM CONVOCAÇÃO AOS JOVENS DO PAÍS
24 de junho de 2013
PROUNI: CANDIDATOS TÊM ATÉ AMANHÃ (25) PARA REALIZAR INSCRIÇÃO
24 de junho de 2013
Mostrar todos os posts

NOTA DO CONSELHO DE JUVENTUDE DO DF EM APOIO ÀS MOBILIZAÇÕES NO PAÍS

Nessa quinta-feira (27/06), uma grande manifestação puxada por jovens de todo o país acontece em Brasília, para isso, diversos movimentos sociais também estão reunidos junto a UBES para ocupar as ruas em pautas unificadas e que dialoguem com a necessidade da juventude, dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil. Nesse mesmo ritmo, o Conselho Nacional de Juventude do Distrito Federal também lançou nota em apoio às entidades e a necessidade de representação social.

Para saber mais do evento acesse aqui. Abaixo, leia a nota oficial:

O Conselho de Juventude do Distrito Federal vem a público demonstrar seu apoio às manifestações que estão mobilizando o país. Inicialmente, em várias cidades do Brasil ocorreram aumentos da tarifa do transporte, o que levou diversos setores da sociedade, notadamente a juventude, às ruas em atos contra o aumento destas.

Com o tempo as manifestações cresceram e foram englobando diversas pautas, demonstrando que há também uma demanda forte e reprimida da juventude e do conjunto da sociedade por participação social.  É preciso abrir canais de diálogo direto com a juventude que está nas ruas. Precisamos construir uma democracia em que a juventude tenha vez e tenha voz.  Sobre a questão das lutas sobre transporte, essas lutas tem se mostrado vitoriosas, e várias cidades já reduziram suas tarifas.

Em Brasília também temos tido diversas mobilizações, e a juventude do DF também está na luta por um transporte coletivo melhor, dentre diversas outras pautas.  Por isso apoiamos e participamos dos atos, e defendemos a Tarifa Zero nos ônibus do DF e o Transporte 24 horas. Repudiamos os atos isolados de violência cometidos por alguns infiltrados, que buscam deslegitimar as pautas.

Acreditamos também que é necessário avançar na discussão e resolução das diversas demandas que estão sendo apresentadas nas ruas, por isso conclamamos o conjunto da sociedade para avançarmos num debate aberto e democrático sobre a mobilidade urbana, o direito à cidade, educação, saúde, democratização da comunicação e muito mais.

Cabe aqui salientar o avanço representado por este conselho, criado por lei e com conselheiros indicados pelo Governo e conselheiros da sociedade civil eleitos por voto direto e universal, ou seja um conselho que nasce dentro dos movimentos sociais, para ser um espaço de diálogo e construção política. Este conselho tem um papel importante a cumprir, de abrir espaços de participação, ouvir e dialogar com as juventudes do DF.

Fonte: Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal