Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Greve de Fome mobiliza Grêmio Estudantil contra preços da cantina em escola de São Paulo
17 de setembro de 2013
Ato dos estudantes revelará quem é a favor ou contra reforma política
17 de setembro de 2013
Mostrar todos os posts

“Preconceito não é natural” – 14º CONEG da UBES debate homofobia

A igualdade de direitos e a desnaturalização da homofobia foram pautas no evento nacional da entidade

O 14º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da UBES, ocorrido em Brasília de 5 a 8 de setembro, contou em sua pauta com a sala de debate ‘Pelo Respeito a Diversidade: combate a homofobia na escola’ durante atividades realizadas no último dia 7.

Como explica a convidada da mesa, Deputada Erika Kokay, “antes de a faca tirar a vida (como nos vários crimes graves contra homossexuais e em desrespeitos no dia a dia), a faca é afiada. E é afiada com o pensamento, sua finalidade. Com a homofobia isso também ocorre, antes de matar, agredir ou ferir de várias formas, o pensamento preconceituoso é construído. E é isso que deve ser desfeito!”, argumentou.

Diversos depoimentos deram forma ao debate pontuando o constante veto às mostras de afeto entre casais homossexuais, enquanto héteros não enfrentam a mesma questão, o simples andar de mãos dadas é punido, repreendido. O plano pedagógico nas escolas e a maneira de abordas o assunto também foram questões abrangidas pelos participantes.

Entidades na luta: combate à homofobia começa nas salas de aula

Entre argumentos e comentários, uma unanimidade: a importância de levar essa luta das escolas ao âmbito político junto às entidades estudantis. A necessidade de entidades como a própria UBES, com seu norte de lutas igualitárias para formar um país melhor, levando isso a frente ao colocar as escolas como protagonistas dessas mudanças, além do longo tempo que as pessoas passam lá, ela é uma instituição que dialoga com as famílias e com a sociedade em geral.

Da Redação