Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

A importância do 1º voto: emissão do título de eleitor
13 de novembro de 2013
UBES confirma: 12 mil delegados irão ao Congresso
14 de novembro de 2013
Mostrar todos os posts

Secundaristas acreanos levam pauta da criação de sua entidade estadual ao 40º CONUBES

Estudantes de várias cidades do Acre acompanham o processo do Congresso da UBES, onde seus delegados irão debater as pautas regionais e adquirir experiência com outros estados. Região que só podem ser acessada por meio de barcos, como o município de Jordão, também está mobilizada para o evento

No estado do Acre, o mais novo da Confederação Brasileira, os secundaristas se engajam rumo ao 40º CONUBES. Da capital aos municípios de difícil acesso foram eleitos delegados e debatidas as principais bandeiras, entre elas a rede de escolas técnicas e a criação da entidade estudantil secundarista do Acre.

No Colégio Estadual Barão do Rio Branco, na capital Rio Branco, foram 4 delegados eleitos, entre eles o estudante Claudison dos Santos, que fala sobre a representatividade do processo: “Todos estão animados, os estudantes analisaram as chapas, participaram e debateram, agora se sentem representados por cada um que vai levar as pautas deles no Congresso Nacional da UBES”. 

A reunião e integração chamando os estudantes a participar do maior congresso da história da entidade não parou nas maiores cidades, no extremo do Acre, com altitude elevada e a média de 6 mil habitantes fica o município de Jordão, onde só é possível chegar de barco ou em aviões de pequeno porte. A cidade foi visitada para participar do Congresso, como conta Claudison: “Alguns fazem parte dos locais mais difíceis de chegar do estado, como Jordão, mas não ficaram de fora, por que todos os estudantes querem buscar novas referências para a educação do estado”. 

A meta da caravana acreana no evento é escutar as experiências dos outros estudantes, de todo o país, sobre novas diretrizes de ensino. Principalmente escolas técnicas e a fundação da entidade estudantil para responder e trabalhar junto aos estudantes do Acre.

Da Redação