Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Inscrições no 40º CONUBES seguem até às 18 horas desta quinta-feira (31)
30 de outubro de 2013
Presidente do Senado quer votar Passe Livre estudantil ainda este ano
30 de outubro de 2013
Mostrar todos os posts

Tire aqui suas dúvidas sobre o 40º Conubes

1. ENTENDA AS SIGLAS 

UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas
CONUBES – Congresso Nacional da UBES
CNECO – Comissão Nacional de Credenciamento e Organização do Congresso

2. QUANDO E ONDE ACONTECE O 40º CONUBES?

De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2013 em Minas Gerais. A capital Belo Horizonte, Contagem e Betim sediarão o evento.

3. Quais atividades acontecem durante o conubes?

Debates, grupos de discussão (que discutem as propostas), eleição da nova diretoria, atos políticos, passeatas, oficinas e eventos culturais.

4. quais votações acontecem?

Acontecem votações nas áreas de:

Conjuntura – como a UBES se posicionará sobre todo o debate sobre política no Brasil e no mundo.

Movimento Estudantil – discute a organização dos estudantes no Brasil, quais serão as lutas que a UBES defenderá nos próximos anos.

Educação – avaliação sobre a educação no país, pautas de como chegar aos 10% do PIB, 100% dos royalties do petróleo para educação e 50% do fundo social do pré-sal.

Nova diretoria – votação acontece na plenária final do congresso.

5. como é eleita a nova diretoria da ubes?

A diretoria é composta proporcionalmente na medida exata dos votos que cada chapa obtém na votação. Por exemplo, se a chapa recebe 30% dos votos, tem direito a 30 % dos cargos da direção. Ao todo, 73 diretores assumem cargos na entidade, sendo que 15 participam da diretoria executiva, ocupando posições como presidência, vice-presidência, secretaria geral, tesouraria, diretoria de grêmios, diretoria de políticas institucionais, diretoria de comunicação ou diretoria de assistência estudantil. Os delegados votam individualmente em urnas.

6. qUEM PODE PARTICIPAR?

Pode participar do congresso qualquer interessado, especialmente estudante secundarista da educação básica (ensino fundamental e médio), ensino técnico e pré-vestibular. Os participantes podem ser delegados e observadores credenciados.

Delegado é o participante que foi eleito em sua escola através de eleição direta em urna. Observador é o participante que irá apenas assistir ao congresso, com direito a voz, mas sem direito a voto nas propostas e na diretoria.

7. fui eleito delegado, o que devo fazer?

Fique atento à programação que será divulgada no site e nas redes da UBES. Lembre-se que você é agora o representante da sua escola, se intere dos problemas, promova encontros entre os colegas para debater as necessidades. Conheça a tese (as propostas do seu movimento) e prepare-se para os grandes debates do congresso. Procure o coordenador da sua bancada também para verificar sua vaga no ônibus que levará ao Congresso.

8. COMO fico sabendo das caravanas que vão para o congresso?

Em breve, o site e as redes da UBES divulgarão uma lista com os contatos dos responsáveis das caravanas em cada estado. Mas você também pode procurar o Grêmio Estudantil de sua escola ou a União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES) para se informar sobre caravanas para o CONUBES.

9. sou menor de idade, posso participar?

Sim, mas é necessário que você apresente uma declaração do maior responsável autorizando sua viagem.

10. atÉ QUANDO POSSO ME INSCREVER?

Com a mudança no Estatuto da UBES, os Grêmios Estudantis passam a ser responsáveis pela organização do processo eleitoral de delegados na Instituição de Ensino. Suplentes e Observadores não precisam inscrever-se no sistema, apenas realizar o Credenciamento Oficial na abertura do evento.

11. EM MINHA ESCOLA NÃO EXISTE GRÊMIO ESTUDANTIL, COMO REALIZAR A TIRAGEM DE DELEGADOS?

Caso não exista Grêmio na sua escola ou o mesmo se omita, ou esteja com o mandato vencido, o processo será conduzido por uma Comissão de 10 (dez) estudantes. O prazo para inscrição no sistema é até dia 31 de outubro para inscrição da Comissão.

12. qual é o valor do credenciamento?

A taxa única do credenciamento oficial, para todos os participantes, é de R$ 40,00.

13. o que o credenciamento dá direito?

Todos participantes do 40º Conubes precisam realizar o Credenciamento Oficial na abertura do evento. No ato, os estudantes recebem seus crachás (de delegados ou observadores), o credenciamento dá direito a alojamento, transporte no estado de Minas Gerais entre as atividades realizadas e alimentação durante os quatro dias do evento.

14. como será a hospedagem?

Os alojamentos são tradicionalmente feitos em escolas e ginásios da cidade de Minas Gerais. Os estudantes inscritos poderão acampar no local ou levar colchonetes para dormir em salas de aula. Os locais do alojamento serão divulgados em breve no site oficial da entidade. Mais detalhes http://zip.net/bflhxp

15. como é a segurança nos alojamentos?

Só tem acesso aos alojamentos estudantes devidamente identificados com seu crachá. O local será garantido por seguranças profissionais. Mesmo assim, resguarde seus pertences usando cadeados para malas e barracas.

16. quando será divulgada a programação?

Em breve, no site da UBES: www.ubes.org.br

17. o que preciso levar em minha mala?

O participante deve levar tudo aquilo que for precisar para sua estadia. Barraca para dormir, saco de dormir, travesseiros, colchões, cobertores, objetos de higiene pessoal e cadeado para fechar barracas e malas são itens essenciais. Roupas apropriadas para o clima de Minas Gerias, carregadores para seus aparelhos, além de dinheiro extra para qualquer eventualidade.

18. o que devo fazer ao chegar em minas gerais?

Ao chegar, o líder de sua caravana estará em contato com a diretoria responsável pela organização e passará a todos as coordenadas. A primeira tarefa será o credenciamento, quando você irá retirar seu crachá de participante, somente com ele você poderá votar e ter acesso a todas as atividades da programação, bem como ao alojamento.

19. Gostaria de divulgar o conubes na minha escola, como faço?

Encaminhe um e-mail com seus contatos e o endereço da escola para [email protected].