Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ESTUDANTES APOIAM GREVE DOS METROVIÁRIOS DE SÃO PAULO
9 de junho de 2014
PE: 13º Congresso da UMES renova lutas e elege nova diretoria
11 de junho de 2014
Mostrar todos os posts

CE: Tema “De volta pra casa” marca congresso de reconstrução da União dos Estudantes do Crato

Retomada da sede histórica e renovação das pautas secundaristas no Ceará traz de volta entidade de Crato que participou da resistência à ditadura e que compôs o movimento Fora Collor

A luta pela retomada da sede histórica de uma das principais entidades municipais do Ceará marca congresso que promete movimentar a juventude no próximo dia 13 de junho. A União dos Estudantes do Crato (UEC) erguerá uma série de bandeiras em defesa das pautas estudantis, entre elas, a reativação da entidade que permanece parada desde 2012.

O 12º Congresso Municipal da UEC marcará uma nova abertura para as movimentações secundaristas através da reorganização da entidade. Entre os participantes de todo o município estará as maiores escolas de ensino fundamental e médio de Crato, a Polivalente Governador Adauto Bezerra, o Colégio Estadual Wilson Gonçalves e aquela que sediará o evento, Escola Integral de Ensino Profissionalizante Maria Violeta Arraes. Ex diretores como Samuel Cardoso, o ex-presidente Aurélio Matias e também o professor Samuel Siebra comporão a agenda do encontro deliberativo.

UEC de Volta pra casa

Um dos principais objetivos do congresso da UEC é a retomada de sua sede histórica. A entidade foi fundada em 1946, passando por muitos anos de atuação no Ceará, até que entre 2010 e 2012 a casa do poder jovem que abrigava a sede física foi vendida ilegalmente. Como conta Francisco Gabriel, diretor da última gestão.

“O histórico da UEC reafirma suas grandes lutas dentro do movimento estudantil, especialmente no Fora Collor e na ditadura militar, quando os interesses dos estudantes e de toda sociedade eram defendidos”. Segundo o líder estudantil, por uma arbitrariedade do último presidente a casa do poder jovem foi vendida, se tornando hoje o mote central para os secundaristas cratenses a campanha “UEC de Volta pra Casa”.

Entre outros episódios, a entidade de representação máxima dos interesses da juventude desta região cearense participou ativamente da fundação da  UMES de Juazeiro do Norte, maior cidade do interior do estado. “A importância é defender a luta e os direitos dos estudantes”, reafirmou Gabriel.

As pautas da juventude

A eleição da nova diretoria e a definição das demais pautas que guiará a próxima gestão serão votadas e decididas na plenária final. Entre as demandas encabeçadas está a luta pela meia-entrada garantida pelo Estatuto da Juventude que ainda não é respeitada no estado.

Situações como a da ExpoCrato – evento agropecuário que acontece anualmente –não disponibiliza a metade do valor do ingresso para os estudantes. Violações como das produtoras do evento fere o direito básico de acesso à cultura e lazer, defende o diretor da UBES no estado, Edvard Neto.   “É importante uma rearticulação do movimento estudantil que viveu e construiu a luta contra a ditadura, a UEC possui hoje o poder maior de organização, tendo entre seus objetivos garantir aos estudantes a meia-entrada”, pontuou.

O direito à meia passagem no transporte público também está entre as pautas. Educação de qualidade, melhorias para juventude e políticas públicas serão diretrizes debatidas.

Programação do 12º Congresso Municipal da UEC

08h – Credenciamento
09h – Ato de Abertura
10h – Exibição de Vídeos da UNE, UBES.
10h20 – Mesas de Debates (PNE, O Legado da Copa, EEEPs, Expansão Universitária, Gênero).
11h – Resolução das Mesas de Discussão.
11h30 – Ato – ‘Ditadura Militar: Lembrar para que não se repita’.
12h20 – Almoço
13h20 – Apresentação da Tese do Congresso da UEC
13h35 – Aprovação da Tese (Por Aclamação)
13h40 – Leitura do Estatuto
14h – Aprovação do Estatuto (Por Aclamação)
14h10 –Mesa – ‘Importância da UEC para o Crato’
15h – Inscrição da Chapa
15h30 – Eleição da Chapa
16h – Encerramento

Da Redação