Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes de Contagem debatem saúde pública
11 de novembro de 2014
Confira a programação do Seminário Nacional de Educação da UBES
13 de novembro de 2014
Mostrar todos os posts

Depois do Enem? O que fazer? Confira aqui o gabarito!

Estudantes contam o que vão fazer pós-Enem

O gabarito oficial do Enem saiu hoje no site do Inep (clique aqui). Depois de um ano estudando e ralando para tirar uma boa nota no exame a questão é: “O que fazer pós o Enem?”. Conversamos com alguns estudantes para saber como será a vida deles. Confira.

IMG_20141112_205113

Paola Loguercio, Rio Grande do Sul, 17 anos

“Eu fiz o Enem este ano para ver como é a prova. Foi mais um teste, porque ainda estou no segundo ano. Achei a prova bem trabalhosa e cansativa. A parte de ‘Linguagens’ tinha textos bem grandes. Eu não vi o gabarito oficial ainda, só dos cursinhos, não queria bem falar isso, mas tirei 78. Acho que fui bem. Eu quero fazer arquitetura. Acho que além do Enem, ano que vem vou tentar também outros vestibulares. Se eu passar na UnB (Universidade de Brasília), eu penso em ir para Brasília. Lá é o lugar perfeito para estudar arquitetura”.

DSC02559[1]Ronald de Jesus Castro, 18 anos, Bahia

“Minha expectativa é entrar agora em curso de saúde. Quero fazer medicina. Mas um aluno vindo do ensino público, que é precário, pode não passar de primeira, eu sei disso. Mas se não der agora, eu tenho outras ideias de curso, como contabilidade e ciências sociais. Essas são coisas que tem a ver com o meu aprendizado como militante estudantil e meu contexto histórico. Sei que se entrar em algum desses cursos eu vou até o fim. Passei a minha redação para professores da minha escola e eles falaram que me dariam cerca de 800 pontos. Um deles, até disse que com essa nota, eu já estou dentro de uma faculdade. Agora tenho que ver qual será a minha pontuação”.

 

 

IMG_20141019_152553Isabela Mamedi, 17 anos, Espírito Santo

“Como quero fazer direito, pelo o que vi da minha nota do gabarito oficial, eu teoricamente estou na segunda fase. Quer dizer que vou me preparar para fazer a prova discursiva. Eu queria muito fazer o curso em outra cidade, mas vamos ver. Sobre a prova, achei a parte de humanas muito boa, porque faz você pensar em muita coisa, então as pessoas tem que estar inteiradas do assunto. Tiveram muitas questões sobre movimentos sociais. Agora matemática foi bem difícil. Olhei a prova e fiquei pensando como a escola pública é despreparada. Eu me perguntei: ‘Era para eu saber isso?’. O que me ajudou foi que eu fiz cursinho, mas estava bem cansativo. Eu saía de casa às 5h30 e só voltava às 23h”.

 

 

camila lanesCamila Lanes, 18 anos, Paraná

“Vou continuar estudando. Vi o resultado e me surpreendi! Gabaritei humanas, mas em  exatas tive muita dificuldade. Tenho o objetivo de fazer direito na Federal e isso já está decidido. Como prestei o vestibular também este fim de ano, vou colocar os planos da UPES em prática como o nosso encontro de escolas técnicas e a mobilização para o Enet e Bienal. Mas sem desfocar doa estudos, já que no que vem eu quero ser caloura”.

 

 

 

Alisson Marques, 17 anos, Rio Grande do Norte

“Não olhei o gabarito ainda, mas estou confiante de uma boa nota. Quero concorrer a uma vaga aqui por perto. Decidi fazer o Enem para tentar cursar uma faculdade de enfermagem e se não passar agora, vou continuar o curso técnico de enfermagem, que eu já faço. E ano que vem tento novamente o Enem. Mas acho que deu!”.

Por Alessandra Braz