Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Em Minas Gerais, Colégio Estadual Central empossa nova diretoria do grêmio
5 de dezembro de 2014
AM: Estudantes denunciam insegurança dentro de escola pública
9 de dezembro de 2014
Mostrar todos os posts

Encontro na Paraíba pauta interiorização do ensino técnico

Expansão e qualidade da rede técnica de ensino estão entre os destaques do evento

Organizado pela Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP), o Primeiro Encontro de Lideranças de Escolas Técnicas da Paraíba, na cidade de Patos, contou com a presença do presidente da entidade, Igor Rodrigues e o secretário de Juventude de Patos, Marcelo Lima e discutiu metas para o ensino técnico na região.

O diretor regional da UBES, André Alves, que participou da construção do evento comenta os temas centrais apresentados pelos estudantes.

EncontroPBsite

Confira a entrevista do encontro que afina o debate dos estudantes paraibanos rumo ao 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET) da UBES.

UBES: Em um balanço numérico, qual foi o saldo do 1º Encontro de Escolas Técnicas da Paraíba?

André Alves: Foi um encontro de lideranças representativas de grande mobilização, ao todo reunimos representantes de grêmios de seis campi do Instituto Federal, escolas estaduais que possuem ensino técnico integrado e a nova instituição de ensino inaugurada no estado. Sem dúvidas, reunimos lideranças significativas para debater em toda Paraíba.

UBES: Qual foi o tema central do encontro?

André Alves: Nos moldes da etapa nacional, o centro das discussões é o acesso, expansão, qualidade e assistência estudantil. A rede estadual pública ainda oferece poucas vagas para vinculação do ensino médio ao técnico e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ainda está começando e possui poucas vagas. O tema central do encontro com as lideranças foi justamente nossa participação nesse processo de ampliação do projeto, inclusive estamos em contato com o reitor para participar da criação de uma nova escola técnica, que começou a ser projetada.

UBES: Foi aprovada alguma deliberação?

André Alves: Após os debates, construímos uma carta que reúne as principais demandas dos estudantes. Assistência estudantil e interiorização do ensino técnico estão entre os destaques. Ainda há grande necessidade de providenciar meios de transporte para os estudantes. No interior, a profissionalização da juventude precisa de mais investimentos.

UBES: Sabemos que coletivamente o encontro deliberou uma ação específica a favor do ensino técnico em âmbito estadual. Qual foi?

André Alves: Além de uma reunião com a reitoria do Instituto Federal para apresentar essas pautas, vamos realizar um segundo encontro que tem como meta apresentar ao reitor do Instituto Federal paraibano as demandas anteriormente debatidas pelos secundaristas.

UBES: Através dos encaminhamentos dos debates, opiniões e contribuições dos estudantes, como podemos caracterizar o ensino técnico hoje na Paraíba?

André Alves: A assistência estudantil está no centro da questão. Hoje, o estudante não tem a mínima condição de manter seus estudos, além da falta de mobilidade para chegar até a sala de aula.

UBES: Quais são os grandes desafios do ensino técnico que os estudantes paraibanos levarão ao XIII ENET da UBES, a etapa nacional?

André Alves: Começamos mobilizações nos IFs. Sabemos que esse é momento mais deliberativo do ensino técnico brasileiro. Estamos na luta pela interiorização das vagas dos institutos federais, para o estudante paraibano está mais do que na hora de profissionalizar a juventude e garantir sua permanência nas salas de aula.

O Primeiro Encontro de Lideranças de Escolas Técnicas da Paraíba aconteceu na última sexta-feira (5), em Patos, município a 307 km da capital, João Pessoa.

Vem aí o XIII ENET da UBES

O ENET é a etapa final de diversos eventos que acontecem nos estados até o fim deste ano. O tema desta edição é “O ensino técnico que a gente quer: Acesso, expansão, qualidade e assistência estudantil” e pode ser acompanhado pelas redes da UBES.

Acesse e saiba mais

http://wp.me/p3POeY-3Fv