Em fórum que mobilizou todo estado, juventude acreana dá início à fundação de entidade secundarista
Logo após o Seminário Nacional de Educação da UBES, estudantes de todo estado do Acre realizaram no último dia 29 de novembro um fórum estudantil que deu início ao processo de construção da entidade representativa do movimento secundarista – a União dos Estudantes Secundaristas do Acre (UESA).
Realizado em Rio Branco, capital do estado, o fórum foi mobilizado pela UBES e discutiu a reformulação do ensino médio e os avanços do ensino técnico no Brasil.
Em deliberação, uma comissão provisória foi formada para conduzir o processo de mobilização da entidade e realização do próximo congresso. Devido o estado ser dividido em regiões, cada uma delas elegeu um componente para composição da comissão que também contará com um diretor regional da UBES e um estudante de grêmio estudantil.
Para Clauderson Santos, diretor regional da UBES, a fundação da UESA indica um avanço positivo para luta dos estudantes. “A discussão das pautas mais regionais ganhará mais força com organização estadual que virá para reorganizar o movimento estudantil e suprir a necessidade de representação”, afirma.
Segundo o líder estudantil, as bandeiras secundaristas já começam a ganhar força. Na próxima quinta-feira (04/12) está previsto um ato com os movimentos sociais contra o aumento da passagem, que segundo parecer do prefeito, sobe de R$ 2,40 para R$ 3.
Da Redação