Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

RJ: Ato por Eleições Limpas e Democráticas acontece na próxima segunda (26)
23 de May de 2014
Com record de 8,2 milhões, encerra hoje às 23h59 as incrições do ENEM
23 de May de 2014
Mostrar todos os posts

ETEC Caraguatatuba elege nova diretoria para o Grêmio

Processo eleitoral envolveu estudantes de todos os turnos e diretoria escolar para debater e reforça diálogo no ambiente escolar

Debatendo o pré-vestibular aos sábados, melhoria no serviço wi-fi, que é projeto de um dos professores da instituição, arrecadação de livros para o vestibular, estruturação de um coletivo de arte, a realização de campeonatos poliesportivos e concursos musicais foi algumas das pautas que fomentaram os debates de eleição do Grêmio Estudantil da ETEC de Caraguatatuba, em São Paulo. Nesta quarta-feira (21/05), com 178 votos a 129, a Chapa 2 “Integração” ganhou da Chapa 1 “Fênix”, elegendo o secundarista Pedro Diniz o novo presidente da organização estudantil.

Processo eleitoral movimenta a escola

Esta já é a segunda gestão do Grêmio responsável por representar os estudantes na escola técnica desde abril do ano passado. Entre os dias 7 e 12 de maio aconteceram as inscrições de chapas para que democraticamente fossem eleitos os novos diretores do grêmio e suas pautas para o próximo ano. Com divulgação nas salas de aula, os debates foram ampliados no dia 15, quando as turmas da tarde e noite reuniram-se para tratar dos temas centrais que movimentam a opinião da juventude secundarista.

Entre as propostas da chapa vencedora está a monitoria online, calourada solidária, jornais informativos, troca de livros, gincana e outras atividades extra-classe que gerem a integração e desenvolva a criatividade para além do giz e da lousa.

Democracia nas escolas, só com grêmio estudantil

No cargo de diretora social e também presidenta da União Municipal dos Estudantes de Caraguatatuba (UMES), Letícia Farah relembra a importância do grêmio estudantil como porta voz dos anseios dos secundaristas dentro do ambiente escolar. “A integração de todos é a nossa principal pauta para melhorar o ambiente que estudamos, bem como acompanhamento do que os alunos acham que está bom e o que precisa mudar realizando assembleias periódicas e sempre manter todos informados”, afirma a líder estudantil prometendo lançamento de um novo site entre os projetos da gestão.

Apesar de muitas diretorias escolares autoritariamente proibirem a organização estudantil, a instituição do grêmio escolar é amparada pela lei como direito conquistado após anos de luta do próprio movimento educacional com entidades como a UBES, UMES e UEES. Até hoje, resquícios da ditadura aparecem nas arbitrariedades de diretores, que não eleitos democraticamente punem com advertências a tentativa de organização, mas o exemplo da ETEC de São Paulo mostra como isso pode ser diferente. A direção apoiou a eleição assim como apoia o movimento estudantil na escola.

DiretoriaGremio

Conheça a nova diretoria do Grêmio

Pedro Diniz – presidente, Ygor Costa – vice-presidente, Pedro Reis – secretário geral, Arthur Emori – 1º secretário, Thales Fernandes – tesoureiro geral, Samara Amaral – 1ª tesoureira, Lucas Martines – diretor de comunicação, Danilo Rodrigues – diretor de cultura, Letícia Farah – diretora de cultura, Andrew Cossani – diretor de saúde e meio ambiente, Thiago Aras – diretor de esportes

Para mais informações sobre as atividades dos estudantes, acesse a chapa oficial da entidade  https://www.facebook.com/chapaintegracao2

Da Redação