Faltando poucos dias para as provas, separamos algumas dicas que vão ajudar na hora do Exame
Nos dias 8 e 9 de novembro, estudantes participam da maior avaliação do País para o ingresso nas universidades públicas. A edição deste ano bateu recorde em relação aos exames anteriores, foram realizadas 8,7 milhões de inscrições.
Para vencer a concorrência e conquistar uma boa média na prova é necessário dedicação. Entre as principais dicas para se dar bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é escolher um bom material de estudo, ler cuidadosamente os enunciados e acompanhar os temas da atualidade.
A nota do exame pode ser utilizada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas em universidades públicas participantes; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras.
Como nos anos anteriores, o Enem desse ano ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8, os estudantes farão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, das 13h às 17h30. No domingo, dia 9, serão realizadas as provas de Linguagens e Códigos, Matemática e a Redação. Nesse segundo dia o tempo do exame será mais longo, das 13 às 18h30.
1. Gabaritar: Este aplicativo (app) serve para organizar seus estudos e está disponível gratuitamente para Android. Com ele, é possível elaborar um planejamento e acompanhar seu progresso. Basta determinar quantas horas por dia deseja se dedicar a cada matéria e o app vai ajudá-lo a cumprir o cronograma.
2. Passei!Enem: Ótimo app para treinar para a prova, com questões são de avaliações antigas do ENEM. São 16 perguntas ao todo em cada rodada, divididas entre humanas, exatas e biológicas. Depois de responder a todas, você finaliza a prova e vê quantos acertos e quantos erros obteve.
3. Novo Acordo Ortográfico: São oito opções de regras de ortografia para escolher, como trema e hífen, por exemplo. Cada opção vem com uma explicação, conforme o novo acordo ortográfico.
4. App Prova: Faça sua prova com o tempo cronometrado. Ou seja, você consegue treinar os seus conhecimentos e descobrir quanto tempo demorou a resolver cada questão. Além de divertido, o app dá a resposta na hora.
5. Manual Redação: Guia descritivo de cada gênero textual: dissertação, narração, descrição, carta, estilo jornalístico, crônica, poema, prosa, conto e fábula. O aplicativo também conta com bons exemplos de texto e oferece inúmeras dicas. Desenvolvido para Windows Phone, ele é grátis.
Além disso, conheça 15 filmes selecionados pelo Guia do Estudante que também vão te ajudar a estudar para o exame.
Da Redação