Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

1º Festival de Poesia se realiza em 22 de outubro em São Paulo
3 de outubro de 2014
#UBESeleições2014: Conheça o perfil do eleitorado
8 de outubro de 2014
Mostrar todos os posts

Faltam 30 dias para o Enem

Com 1 mês para estuda, a UBES te ajuda com diversas dicas no especial sobre o Enem

A UBES continua acompanhando o Enem 2014 e as provas do exame estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. Em outras palavras: você tem um mês para estudar. O que pode ser um bom tempo, caso você saiba usar. Que tal, então, fazer isso da melhor forma? A partir de hoje (7), a UBES fará um Especial sobre o Enem, contendo diversas dicas para te ajudar a garantir um bom desempenho no Exame, fique de olho!

Como nos anos anteriores, o Enem será em dois dias seguidos. No sábado, dia 8, os estudantes farão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, das 13h às 17h30. No domingo, dia 9, serão realizadas as provas de Linguagens e Códigos, Matemática e a Redação. Nesse segundo dia o tempo do exame será mais longo, das 13h às 18h30. O número de inscritos no exame deste ano cresceu 21,6% em relação ao ano passado, batendo recorde com a marca de 8.721.946 inscritos.

A nota do ENEM pode ser utilizada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas em universidades públicas participantes; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras.

Ou seja, é uma ótima oportunidade para você investir no seu futuro.

5 dicas para se preparar para o Enem 2014

1 – Não deixe os estudos para a última hora

As questões de múltipla escolha podem ter alternativas bastante parecidas e, por isso, confundem o candidato. O estudante que deixa para revisar o conteúdo na última hora dificilmente consegue prestar atenção em detalhes que muitas vezes fazem a diferença na hora de assinalar a resposta certa.

2 – Anote tudo

Anote tudo o que você achar importante sobre o conteúdo: curiosidades, comentários e dicas dos professores. Muitas vezes alguns acontecimentos das aulas podem fazer com que você se lembre do conteúdo com mais facilidade e, assim, acerte a resposta da pergunta.

3 – Peça a ajuda dos seus professores

Sente falta de exercícios com testes nas aulas? Peça aos seus professores! Explique para o seu professor que você está estudando para o Enem e que quer se preparar para as questões alternativas. Ele certamente poderá ajudá-lo a melhorar ainda mais os seus estudos.

4 – Conheça o contexto

As perguntas do Enem dificilmente são sobre temas específicos, mas sim sobre o contexto de um assunto. Portanto, quando um conteúdo for muito extenso e cheio de pequenos detalhes, busque compreender o assunto como um todo: é possível acertar a resposta mesmo sem conhecer os pormenores.

5 – Crie uma rotina de estudos

Às vezes pode parecer que você não conseguirá revisar tudo o que precisa, mas não se deixe abater: o importante é que você crie uma rotina de estudos e a siga rigorosamente. Caso você tenha que priorizar alguns assuntos, faça isso da melhor forma: descubra os temas que mais caíram em cada disciplina nos últimos três anos do Enem. Bons estudos!