Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

PR: Greve dos professores será deflagrada nessa quarta (23/4), estudantes organizam ato pela valorização dos profissionais
22 de abril de 2014
Aprovação do Marco Civil é comemorado e conquistado pela sociedade civil
24 de abril de 2014
Mostrar todos os posts

No RS, “Te Liga 16!” de Campo Bom organiza bate-papo descontraído com juventude

A campanha acontece desde 2006 na cidade, na base do bate-papo e conscientização da juventude sobre a importância do voto aos 16 anos,  em media de 300 títulos são confeccionados em cada edição

Inovando no nome e na construção da campanha! A mobilização nacional da UBES e das entidades estudantis para que a juventude de 16 anos participe com voto das eleições 2014 chegou ao Rio Grande do Sul na versão “Te Liga 16!”.

Para tirar a cara da velha política e conquistar mais representação, a campanha iniciada em Porto Alegre no mês de fevereiro chegou ao município de Campo Bom (RS), onde o formato de discussão com a juventude sobre a conscientização política e a importância do voto se tornou um grande bate-papo com os secundaristas em suas escolas.

De forma diferenciada, a “mesa oficial” que dava o tom de palestra às atividades da campanha de incentivo ao voto consciente agora propõe a interação dos jovens junto com as entidades que promovem as atividades. Entre os organizadores do evento está a União dos Estudantes de Campo Bom (UECB) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), com o apoio da UNE, Cartório Eleitoral e o Conselho Nacional de Juventude (RS).

O município organizou na manhã dessa terça-feira (22/04) a primeira edição da “Te Liga” para as Eleições 2014 na Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari nos três turnos, entre o período das aulas. Um dos presentes foi o vereador Victor De Souza, que ressaltou a importância do voto – que apesar de ser facultativo, depois de um longo processo de enfrentamento dos movimentos sociais, foi conquistado com a nova Constituição de 1988.

Os estudantes discutiram o papel do voto desde o longo processo de luta pela redemocratização no país até os dias atuais. Assuntos como mobilidade urbana, transporte público e a criação da Universidade Federal dos Vales (UniVales) também foram temas do bate-papo da juventude que aposta nessas conquistas por meio do voto nas urnas.

Veja próximas atividades da “Te Liga 16!” em Campo Bom

Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari
Debate: 22/04
Horários: Manhã 9hs | Tarde 15hs | Noite 20hs
Confecção do título: 23/04

Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro
Debate: 24/04
Horários: Manhã 9hs | Noite 20hs
Confecção do título: 25/04

Escola Estadual de Ensino Médio La Salle
Debate: 29/04
Horário: Manhã 9hs | Noite 20hs
Confecção do título: 30/04

SE LIGA 16! | NAS URNAS, VAMOS CONQUISTAR MAIS ESSE TÍTULO PARA O BRASIL

Nós sabemos que cada jovem brasileiro carrega em si todos os sonhos do mundo, sabemos também que as grandes mobilizações do último período conquistaram a opinião pública com debates e passeatas por todo o país, vimos mais uma vez a necessidade da juventude em opinar e protagonizar mudanças, sejam elas quais forem. Para avançar mais um capítulo em que os jovens ocupem os espaços de decisão, a campanha “Se Liga 16! Conquiste Mais esse Título para o Brasil” é lançada nacionalmente.

Agora será nas urnas, vamos marcar mais um placar! Todo jovem que tenha ou complete 16 anos até 5 de outubro poderá emitir seu título de eleitor se alistando na Justiça Federal. O prazo para emissão do título vai até o dia 7 de maio, para incentivar a participação do jovem eleitor a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) organizará pelas escolas de todo o país mais uma mobilização massiva pela conscientização do voto e participação política dos estudantes.

O 1° turno ocorrerá no dia 5 de outubro e o 2° turno será no dia 26. Acesse aqui o panfleto informativo do “Se Liga 16! Conquiste Mais esse Título para o Brasil”.

Mais informações, acesse a página da UECB