Para debater um dos principais pilares da educação brasileira, entre os dias 28 e 30 de novembro acontece em Arraial do Cabo, o 2º Encontro Estadual de Escolas Técnicas do Rio de Janeiro.
Organizado pela União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES-RJ), Associação Municipal dos Estudantes Cabistas (AMEC) e UBES, o evento pretende discutir expansão do ensino técnico no estado, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), assistência estudantil e passe livre.
“Hoje o país precisa reformular o ensino técnico. O encontro no Rio mobilizará todo o estado para debater melhorias. São muitas as demandas e a UEES-RJ está pronta para fazer esse debate com os estudantes”, afirma o presidente da entidade, Luís Felipe Hadesh.
Além da modalidade técnica de ensino, também estará no centro das discussões a reforma política e o compromisso do Brasil em destinar 10% do PIB para educação.
“Precisamos de mais investimentos e ao mesmo tempo mais expansão. Apenas 3% dos jovens do Rio de Janeiro fazem curso técnico e médio ao mesmo tempo. E 30% dos jovens não trabalham e nem mesmo estudam”, afirma o secundarista e presidente da AMES-RJ, João Neto.
Participam do evento todas as entidades municipais que compõem a UEES-RJ; a FAETEC, IFRJ, IF, CEFET, Federação Única dos Petroleiros, Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e Sindpefaetec.
O valor do credenciamento é de R$ 10. Qualquer estudante secundarista e de escola técnica pode participar, basta apresentar documento oficial com foto e efetuar sua inscrição. Caravanas de outras cidades podem ter mais informações pelo telefone (24) 98112-1917.
Mais informações na página oficial da UEES no Facebook.
Da Redação