Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

GREVE ES: Estudantes e professores resistem e ocupam prédio da Secretaria de Educação
20 de maio de 2014
ESTUDANTES E POPULAÇÃO DE BETIM PROTESTAM CONTRA O AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS
22 de maio de 2014
Mostrar todos os posts

Vitória da juventude em Pernambuco! Recife aprova passe livre

Estudantes conquistam aprovação de projeto de lei que instituirá passe livre estudantil na capital, pressão dos estudantes ampliou o benefício para acesso a atividades de lazer e esporte aos fins de semana

No aniversário de 65 anos da UBES, 25 de julho de 2013, quando ao menos mil estudantes vindos de diversos estados brasileiros reuniram-se em passeata pelas ruas do centro da capital pernambucana, foi a juventude secundarista quem protocolou na Câmara de Vereadores sua proposta de projeto de lei para instituir o Passe Livre em Recife. De lá pra cá, a efervescência não se ausentou, jornadas de lutas, atos e passeatas pressionaram e levaram a mais uma vitória que é fruto da luta construída nas ruas. Nessa terça-feira (20/05), a assinatura do Projeto de Lei que institui o Passe Livre para estudantes da rede municipal de Recife mostra porque a pressão do movimento estudantil vale a pena e porque continuará firme para obter sua ampliação.

“Pula, sai do chão, passe livre no busão! Uma conquista muito importante para todos nós que fazemos movimento estudantil, bandeira de luta que há gerações é pautada, aos poucos vem sendo aprovada”, comenta nas redes sociais a vice-diretora da UBES no estado na gestão anterior, Luana Lopes.

O compromisso da prefeitura é encaminhar à Câmara o Projeto que prevê a implantação da gratuidade do Sistema de Transporte Público de Passageiros – Passe Livre para os alunos do 6° ao 9° ano da rede municipal de ensino, que atenderá cerca de 14 mil estudantes. Após escutar as reivindicações dos representantes do movimento estudantil presentes no ato, o prefeito Geraldo Julio tomou uma decisão imediata de ampliar cerca de 1/3 do volume disponibilizado, que passou de 44 para 60 passagens por mês. “Este é mais um compromisso tirado do papel, tudo o que nos comprometemos com a população está sendo passo-a-passo realizado. Agora, os estudantes da rede municipal vão poder ter o acesso garantido ao trajeto das escolas e também ao lazer que desejarem nos fins de semana”, declarou o prefeito.

A pauta é nacional, falar de Passe Livre é lembrar a bandeira central que coloca milhares de estudantes em caminhadas nas avenidas brasileiras por mais acesso e permanência nas escolas. Especialmente em Pernambuco, a demanda é pungente e tem alcançado avanços gradativamente, como é o caso de Jaboatão dos Guararapes que aprovou em agosto do último ano.

Ato 2013 / Recife

70 anos de luta pelo Passe Livre

Presente no ato que demarcou a conquista histórica para juventude da capital, Jader Piero, presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas do Recife relembra que esta vitória é resultado de muito enfrentamento do movimento estudantil. “Estamos muito felizes, porque essa conquista representa uma luta de muito tempo, de muitas mobilizações, reuniões, projetos, conversas com os governantes. Há 70 anos os movimentos sociais já pautavam o Passe Livre e hoje vemos isso começar a acontecer, e começar pela nossa cidade”, relembra.

O jovem também comenta a importância do diálogo do poder público com os estudantes para compreender suas demandas. “É dar valor às reivindicações da classe estudantil, só temos que comemorar porque este ato vai contribuir fortemente para a formação dos jovens, para o acesso à escola e também às atividades culturais e de lazer”, pontuou.

Para União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a política pública precisa ser ampliada em todo o estado, mas desde já, evidencia-se como instrumento contra a evasão escolar e a exclusão social que muitos secundaristas estão sujeitos. A iniciativa, conforme publicação oficial visa garantir as condições para que os estudantes frequentem a sala de aula, através do benefício de ir para a escola e voltar para casa sem precisar pagar a passagem de ônibus e agora, também vai facilitar o deslocamento dos jovens para atividades de lazer aos fins de semana.

Da Redação