Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ESTUDANTES ESCRACHAM MINISTRO GILMAR MENDES NA BAHIA #DEVOLVEGILMAR
15 de abril de 2015
MANIFESTO CONTRA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL REÚNE MOVIMENTOS SOCIAIS
16 de abril de 2015
Mostrar todos os posts

AM: ABAIXO-ASSINADO MOBILIZA JORNADA NO IFAM

Em todo estado do Amazonas, estudantes irão protocolar reivindicações nas reitorias

Em defesa da expansão, assistência estudantil e bandejão, nesta terça-feira (14/04), os estudantes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) deram início à mobilização da Jornada Nacional de Lutas pelo Ensino Técnico. ​Organizadas pelos grêmios estudantis, pela​ União Municipal dos Estudantes de Manaus (UMES) e ​pela​ UBES, as atividades que acontecerão nos campi de todo ​estado ​tem como objetivo​ entregar um abaixo-assinado com as ​reivindicações dos estudantes às reitorias de ensino.

O primeiro ato aconteceu no campus Centro, onde o estudante do curso de edificações e presidente do grêmio, Gabriel Sá, afirma haver a necessidade de pressionar pela expansão.

“Não há alojamentos para os estudantes que vem de outros municípios, o que dificulta ainda mais o acesso ao ensino. Sobre a construção do bandejão, fizemos uma reunião com representantes de turma e com a direção de ensino. Eles se posicionaram favoráveis às reivindicações, mas ainda precisamos resolver a situação”, comenta Gabriel.

​Entre o​s pedidos dos alunos estavam ainda o fim​ da superlotação do campus Centro​, ​a ampliação do acervo da biblioteca, ​o passe livre estudantil e​ a implementação do sistema de cotas no instituto.

LUTA POR MUDANÇAS

Segundo o presidente da UMES, Lucas Pinheiro, as reclamações dos estudantes tem sido recebidas pelos diretores. O próximo passo é protocolar as demandas. “O abaixo-assinado está circulado e com grande adesão dos estudantes. Entregamos aos diretores as nossas reivindicações e eles se mostraram bem receptivos. A meta é protocolar tudo nas reitorias”, diz o líder estudantil.

Como instrumento de luta, o abaixo-assinado sintetizará as causas dos secundaristas de cada região. “Recentemente houve uma mudança no sistema de finanças do IFAM, onde os campi passaram a receber individualmente os recursos. Sem dúvidas, o novo sistema financeiro auxiliará no cumprimento de demandas como expansão e construção de bandejão”, esclarece.

Novas datas da Jornada no Amazonas serão divulgadas no site da UBES até o final desta semana.

Da Redação.