Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES Cult: Carnaval de Rua
16 de February de 2015
Reunião em SP prepara III Jornada Nacional de Lutas da Juventude
24 de February de 2015
Mostrar todos os posts

Bloco “Bolinho de Estudante” movimenta carnaval da Bahia

Juventude defende acesso à cidade, cultura e arte na maior festa popular celebrada no Brasil

O Carnaval 2015 retomou na Bahia o bloco “Bolinho de Estudante” organizado pela juventude baiana. Em Salvador, após 10 anos os jovens retomaram sua participação na maior festa popular do país pautando o direito de ocupar as ruas e ter pleno acesso à cidade.

Organizado pela ABES, UBES, UEB, UNE e pelos jovens artistas universitários Juan e Ravena, o bloco partiu do bairro Barra e seguiu até Andina em trajeto que durou cerca de cinco horas. Mais de 500 estudantes participaram da organização do bloco que uniu com festa e alegria a população da capital.

Sobre a importância de compor o tradicional carnaval baiano que acontece durante sete dias, o presidente da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), Nadson Rodrigues, fala da participação dos secundaristas.

“É uma forma do estudante entrar na festa e discutir política dentro do circuito carnavalesco. Após 10 anos fora do carnaval colocamos o bloco na rua novamente para defender que a população tenha acesso à cidade, cultura e arte”, afirmou.

Para presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Marianna Dias, o trio elétrico independente cumpre o papel de manifestação de maneira irreverente.

“Conseguimos abordar na maior festa popular questões ligadas à educação e à juventude. Em nossas falas conseguimos apresentar nossas lutas pelo passe livre estudantil, mais acesso à cultura e a importância de fazer um carnaval cada vez mais igualitário”, defendeu.

Bloco Bolinho de Estudante

“Bolinho de Estudante” é uma comida típica da Bahia feita de coco, açúcar e tapioca. Uma iguaria que pode ser facilmente encontrada no tabuleiro de qualquer baiana de acarajé. O apelido do trio elétrico valoriza e dá visibilidade a um aspecto material importante da cultura da Bahia e que ainda não é reconhecido como patrimônio cultural da cidade.

Contextualizado, “Bolinho de Estudante” pode ser associado também a outras conotações, por exemplo, a de vários estudantes reunidos, seja para se divertir, para pensar um novo modelo de sociedade ou para fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Da Redação