Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Entrevista: Denio Arantes, reitor do IF do Espírito Santo
1 de fevereiro de 2015
Aula magna com quase 2 mil estudantes abre 13º ENET da UBES
2 de fevereiro de 2015
Mostrar todos os posts

CARAVANAS SECUNDARISTAS DESEMBARCAM NO RIO DE JANEIRO

A juventude que pegou estrada atravessando o país rumo ao Rio de Janeiro inicia a participação no ENET

Debaixo de muito calor, na manhã deste domingo (02/2) as caravanas secundaristas começaram a desembarcar no Rio de Janeiro para o 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET). Após dias na estrada os estudantes contam como foi a chegada à Cidade Maravilhosa e a intenção da juventude para jornada de debates na programação do evento.

ENTREVISTADO 2

Bahia

Com um cocar na cabeça, Victor Santos se destaca no grupo de estudantes da caravana baiana. Aos 17 anos, o secundarista da escola estadual indígena Pataxó Coroa Vermelha, fala da iniciativa de pegar a estrada, enfrentar 30 horas de viagem para participar do encontro nacional.

 “Sou do extremo sul da Bahia, viajei até Santa Cruz Cabrália de onde nosso ônibus partiu com estudantes de diversas cidades. Contamos com o ENET para amadurecer nosso debate, através da UMES e da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) levar os resultados do evento aos grêmios e fortalecer a organização estudantil nas escolas.

ENTREVISTADO 5

Sergipe

Gabriela Neves de apenas 12 anos e Evelin Nascimento de 13 viajaram pela primeira vez para um encontro nacional de estudantes. Da escola Souza Porto de Aracajú, Sergipe, as duas amigas escoteiras comentam sobre a oportunidade de participar da programação.

“Quanto mais cedo melhor participar desses eventos, acho muito importante”, diz Evelin ao afirma que seu sonho é estudar em uma boa universidade e cursar teatro.

Gabriele complementa a frase da amiga comemorando a chegada à abertura do evento. “Não tinha noção de como ia conseguir chegar, mas minha mãe autorizou, nos organizamos e vamos participar de todas as mesas”.

ENTREVISTADO 1

Distrito Federal

Após 19 horas de viagem, o ônibus de Brasília chegou à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para debater o ensino técnico no país. O presidente da União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal (UESDF), Leonardo Matheus, comenta sobre a presença de representantes de grêmios e do ensino técnico.

“Esta edição do ENET entra na história como maior em tamanho e qualidade, gostamos da programação e pela primeira vez conseguimos trazer nossa bancada do Distrito Federal para discutir qual é a realidade das nossas escolas. Estamos abrindo novos caminhos para analisar como tem mudado a educação técnica e a perspectiva sobre o papel do ensino médio”, disse Leonardo.

ENTREVISTADO 3

 Minas Gerais

Philipe Ferreira tem 19 anos, ele veio ao 13º ENET representando sua escola – Conselheiro Afonso Pena – e a diretoria da UMES-Betim. O mineiro conta que as 8 horas de viagem com dezenas de estudantes da rede técnica de Minas Gerais foram tranquilas.

“A nossa intenção é contribuir para a educação de Betim, apresentando as demandas da nossa cidade através de toda experiência que vamos absorver nos próximos dias aqui”, afirma.

ENTREVISTADO 4

Pernambuco

A caravana pernambucana com cerca de 250 estudantes embarcaram na sexta-feira e desembarcaram no Rio de Janeiro após dois dias na estrada. Secundarista de primeira viagem, Ícaro Buregio cursa Eletrotécnico no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e fala sobre as demandas dos estudantes que estão nas salas de aula.

 “Estamos aqui para aprofundar o debate do ensino técnico, sabemos a importância das escolas, mas mais que isso. Queremos garantir o estágio após o curso, mais oportunidades para juventude”, resume.

Da Redação