A UBES apresentou nesta quinta-feira (05/02), ato para lançar a cartilha de grêmios no Espaço S, dentro da Bienal da UNE, na Fundição Progresso (Rio de Janeiro). A mesa contou com ex-presidente da UBES, Ruana Nunes (97-98), Carla Santos (99-2001), Igor Bruno (2002-2003), Marcelo Gavião (2004-2005), Tiago Franco (2006-2007), Yann Evanovick (2010-2011) e Manuela Braga (2012-2013); a presidenta da UBES, Bárbara Melo; a presidenta da UNE, Virgínia Barros; a presidenta da ANPG, Tamara Raiz; e, Ricardo, presidente da OCLAE.
O ilustrador da cartilha e cartunista Ziraldo também esteve presente no encontro. Emocionado, falou sobre a importância de se continuar na luta. “Estudar é muito importante, a luta é muito importante, mas ler também é muito importante. E vocês da UBES devem trabalhar para transformar este país, em um país de leitores”, afirmou Ziraldo.
A presidenta da UBES, Bárbara Melo, ressaltou a importância da cartilha. “Nós da UBES sabemos como é complicado às vezes entrar em salas de aula e dar o nosso recado, com diretores, que muitas vezes não deixam o movimento estudantil entrar. Agora com a nossa cartilha teremos mais um instrumento para politizar os estudantes”.
O diretor de cultura da UBES, Wesley Machado, entrevistou o cartunista antes a apresentação dele, aqui abaixo um drops dessa entrevista, em vídeo editado pela Bienal da UNE. Até um grupo de Meninos Maluquinhos compareceu.
Confira a entrevista completa aqui.