Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

RJ: Estudantes e servidores continuam greve na rede pública estadual
14 de março de 2016
O Brasil se une pela democracia
15 de março de 2016
Mostrar todos os posts

Conselho de Entidades de Base reúne lideranças do Instituto Federal Baiano

Para organizar ações do movimento estudantil do Instituto Federal da Bahia, entre 18 e 20 de março acontecerá o 2º Conselho de Entidades de Base (CEB), no campus Valença. O espaço é uma das maiores instâncias consultivas e deliberativas que reúne presidentes (as) de grêmios, Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos dos 11 campi do instituto, além de observadores (as) e convidados externos.

Nesta edição, mais de 50 lideranças estudantis são esperadas com mais 8 mil estudantes dos diversos campus do IF Baiano. A principal pauta do encontro é a realização do 1º Congresso Estudantil Unificado, a criação da Pró-Reitoria de assuntos estudantis, a formação do calendário de atividades do movimento estudantil, entre outros.

Para Jeferson Santos, estudante do IF e coordenador do evento, este é o principal momento de avanço para a classe estudantil do IFBaiano. “Já nos destacamos no cenário nacional pela organização coletiva e responsabilidade com ações políticas dentro e fora do IF, este ano vamos nos esforçar em dobro para ter cada vez mais um instituto com educação gratuita, de qualidade, laica e combatendo todas as formas de opressão”, declarou.

Entre os resultados da edição anterior, que aconteceu em 2015, os estudantes conquistaram a formação da Comissão Pró-DCE, aumento dos auxílios de assistência estudantil, realização do IIº Encontro de Entidades de Base, participação em eventos de formação política para os lideres estudantis como Bienal da UNE, Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES, CONEG da UBES e UNE, Congresso da UBEs, UNE e ABES, entre outras conquistas para participação democrática do movimento estudantil.