Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Ocupações de Goiás enfrentam ofensiva do governo do estado
11 de janeiro de 2016
Polícia de Alckmin ataca 2º ato contra aumento dos transportes em São Paulo
13 de janeiro de 2016
Mostrar todos os posts

Nota sobre liminar que altera lei da meia-entrada

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional dos Estudantes (UNE), e Associação Nacional dos Pós Graduandos (ANPG) receberam com inconformidade a concessão de liminar do ministro do STF Dias Toffoli, a pedido do Partido Popular Socialista (PPS), que altera a lei 12.933/13, a nova lei da meia-entrada no Brasil, retirando os efeitos da expressão “filiadas àquelas”. A decisão desconsidera o debate de mais de 10 anos da sociedade civil brasileira para a regularização do direito à meia-entrada, em um processo que envolveu as entidades estudantis, o setor cultural, esportivo, de lazer e o poder público. Desconsidera também a opinião da Advocacia Geral da União, do Ministério Público Federal e do poder executivo, que se pronunciaram pela improcedência da ação do PPS.

A nova lei da meia-entrada considerou a necessidade de devolver às verdadeiras entidades o direito de emitir a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), corrigindo as graves distorções do setor, além de fortalecer a rede do movimento estudantil. São parte desse conjunto as entidades nacionais UBES, UNE e ANPG, entidades estaduais, municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos. Outro fundamento da nova legislação é a existência de um padrão único para as carteiras, disponibilizado pelas entidades nacionais e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para aumentar a segurança, facilitar a fiscalização e coibir as fraudes. A lei determina que todas as entidades sigam esse padrão, considerando que ele atende a normas rigorosas e ainda permite à carteira ter 50% de características locais.

Como ficou claro em todo o debate, as entidades nacionais não têm o monopólio da emissão das CIEs e tampouco a intenção de cercear o direito das demais entidades legitimas de emitirem o documento, independente de afinidade política com a UBES, UNE e ANPG. O instrumento de filiação previsto na lei serve apenas para impedir que empresas mal intencionadas – que se constituíram com a desregulamentação criada pela MP 2.208/2001 – possam seguir atuando na falsificação de carteiras pelo país. Não se trata, portanto, de medida que afete o direito à livre associação garantido na Constituição.

A lei 12.933 definiu pela primeira vez regras claras e válidas em todo o território nacional para a meia-entrada. Não há como aceitar, agora, que seja novamente retirada a seriedade do exercício desse direito. A liminar concedida permite a grave ingerência de um partido político, movido por interesses escusos, na organização legítima do movimento estudantil, visando tão somente enfraquecê-la. A falta de um padrão rígido e eficiente para as carteiras de estudante não atende também ao mercado da cultura e do esporte no país, diariamente confrontado com carteiras falsificadas e que depende de um modelo justo e confiável para o planejamento de seus eventos.

A UBES, UNE e ANPG tomarão as medidas judiciais cabíveis e estão confiantes de que tal decisão será revista no Supremo Tribunal Federal, tratando-se de um debate já consolidado e avançado na sociedade brasileira. A medida, que não tem valor enquanto não publicada pelo Diário Oficial da União, não impedirá a UBES, UNE e ANPG de seguirem desenvolvendo o sistema de segurança e controle de seus documentos, assim como as entidades da rede do movimento estudantil de seguirem emitindo a CIE e fiscalizando a implantação da nova lei da meia-entrada em todo o território nacional.

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas
União Nacional dos Estudantes
Associação Nacional dos Pós-Graduandos.