Nessa sexta-feira (20), às 23h59min, horário oficial de Brasília, chega ao final o prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. A taxa de inscrição é de R$ 68,00, com possibilidade de isenção aos estudantes que integram famílias de baixa renda. Para aqueles que não precisam solicitar a isenção, o valor deve ser pago até o dia 25 de maio, às 21h59min. Desde a manhã dessa segunda-feira (16), já foram registradas mais de 4 milhões de inscrições.
O exame é um importante instrumento aos que desejam ingressar nas universidades federais e privadas do país. Por meio dele, os estudantes podem ter acesso a programas como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e ProUni (Programas Universidade para Todos) – que financiam cursos em universidades privadas. Existem ainda o SISU (Sistema de Seleção Unificada), que possibilita a entrada em universidades públicas e o SISUTEC (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), que oferece vagas gratuitas voltadas ao ensino técnico.
A presidenta da UBES, Camila Lanes, reafirma a relevância do exame aos que desejam entrar nas universidades do país. “O ENEM é uma importante ferramenta para todos os filhos dos trabalhadores que um dia já sonharam em fazer um curso superior e, esse ano, nós temos uma plataforma que pode nos ajudar que é a Hora do ENEM. Por isso galera, não perca o bonde da história! Faça sua inscrição, estude e passe no ENEM. Vamos juntos pintar a universidade de povo!”, convoca.
O exame
No sábado, as questões tratarão de ciências humanas e ciências da natureza; já no domingo, os temas serão linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática, para além da redação. As provas devem ocorrer nos dias 5 e 6 de novembro e os gabaritos oficiais serão publicados no site do Inep, até o dia 9 do mesmo mês.
Para saber mais, acesse o site oficial do ENEM.
Você conhece a plataforma Hora do Enem?
Com esse novo canal, você pode criar planos de estudos, organizar seus horários e preparar-se melhor para o ENEM. Por meio de programas de TV, vídeos, simulados online e acesso as notícias, a aprendizagem pode tornar-se mais rica e interessante. A Hora do Enem oferece ainda orientações aos que devem prestar as provas, além de questões de edições anteriores, comentadas por professores.
Saiba mais através da página oficial da Hora do ENEM.