A uma semana do fim do cadastramento de novos eleitores, a União Metropolitana de Estudantes de Natal (RN) levou estudantes até o Fórum Eleitoral, nesta quinta e sexta (3 e 4). Entre eles, alguns diretores da UBES que tiveram a chance de emitir o documento e se tornarem aptos a votar em 2018.
A ação faz parte da campanha “Se Liga, 16!” promovida pela UBES há 30 anos, que incentiva jovens a participarem das eleições mesmo antes de completarem 18 anos. O direito ao voto para jovens de 16 e 17 foi conquistado em 1988, após décadas de ditadura e com muita mobilização estudantil durante a construção da atual Constituição.
Os ônibus das campanhas saíram nesta quinta das escolas Francisco Ivo Cavalcante, Castro Alves, Ferreira Itajubá, CEEP Lourdinha Guerra, Anísio Teixeira e Atheneu. Nesta sexta, é a vez das escolas Luiz Gonzaga, Edgar Barbosa e Padre Miguelinho participarem.
A campanha Se Liga 16, em 2018, tem como mote a possibilidade da juventude “virar o jogo” nas urnas. O Brasil vive um momento grave, em que a democracia está ameaçada e o conservadorismo tem ganhado espaço e trazido retrocessos. “O momento de mudar esse jogo é agora, com as eleições de outubro. Vamos entrar com tudo para ocupar a política”, diz Pedro Gorki, presidente da UBES.
Gorki estava entre os adolescentes que tiraram seu título em Natal nesta quinta.
Atenção jovens de todos os estados: o cadastramento é até dia 9 de maio em todo o
Brasil. Veja aqui o passo a passo.