O sistema portal TRI-Transporte Integrado é um sistema de bilhetagem eletrônica utilizado no transporte coletivo de Porto Alegre (Poá). O nome TRI surgiu da expressão “tri legal” típica dos gaúchos e que significa “algo muito legal”, além disso também carrega em sua sigla a informação principal de Transporte Integrado
Conheça também o TEU Bilhete!
Acesse o site tri.dne.com.br faça login com facebook ou com um e-mail que você use com frequência. Após isso, prepare os seguintes documentos:
Após feito uma conta o próximo passo é pagar pelo seu cartão no portal TRI e pelo seu Documento do Estudante, que te dará mais comodidade quando for fazer a renovação do seu TRI.
Após ter o pagamento aprovado faça o upload dos documentos que você já separou e uma vez que eles sejam aprovados, você receberá seu TRI e sua DNE em sua residência com a toda a comodidade.
O cartão do portal TRI escolar é destinado a estudantes e professores e antes de ser utilizado deve ser apresentado ao cobrador. O cartão é aceito em todos os ônibus de Porto Alegre e para utilizar o cartão tri no trem e nas lotações é preciso adquirir passagem TRI antecipada. É importante notar que o valor da passagem escolar é de R$2,35 desde 13 de março de 2019.
O cartão do TRI foi criado inicialmente para utilização nos ônibus de Porto Alegre mas com o tempo o cartão se expandiu para outros meios transporte. Atualmente ele é aceito também nas lotações – sistema seletivos de Porto Alegre – e no trem, que liga a Capital às demais cidades da região metropolitana. Mais de 1,3 milhão de pessoas possuem o Cartão TRI e o utilizam diariamente para se deslocar.
A renovação ocorre sempre no início de cada ano letivo. Para a renovação você precisa apenas acessar ao site tri.dne.com.br e carregar os documentos:
Estudantes devem fornecer no site o atestado escolar original (graduação e pós-graduação) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (ensino superior).
Conheça o ATP POA também em Porto Alegre!
A implantação do sistema TRI transporte foi feita por etapas.
2017: primeiramente foram cadastrados e distribuídos os primeiros cartões. Nesse primeiro momento foram escolhidos a categoria de passageiros isentos do pagamento da tarifa. A partir deste momento os usuários beneficiados não precisariam mais ficar na parte dianteira do coletivo. Dessa forma poderiam ter mais conforto ao transpor a roleta.
2008: foi a segunda etapa do processo, dessa forma foram cadastrados para o portal TRI a categoria do professorado e dos estudantes. Dessa forma o benefício escolar ficou mais dinâmico e ágil.
Enfim vieram os usuários do vale-transporte e da passagem antecipada (comum) que puderam usufruir um sistema mais seguro e prático.
Uma vantagem interessante é que os passageiros de Porto Alegre possuem 50% de desconto no segundo coletivo que for utilizar. Já o estudantes possuem essa vantagem ampliada e podem um segundo ônibus gratuitamente. Saiba como colocar recarga em seu bilhete TRI!
Acesse ao site e solicite o seu TRI!