O sistema TRI-Transporte Integrado surgiu da expressão “tri legal” típica dos gaúchos e que significa “algo muito legal”, além disso também carrega em sua sigla a informação principal de Transporte Integrado. O TRI é portanto, o sistema de bilhetagem eletrônica utilizado no transporte coletivo de Porto Alegre (Poá).
A implantação do sistema TRI foi feita por etapas. Primeiramente foram cadastrados e distribuídos os primeiros cartões em 2007. Nesse primeiro momento foram escolhidos a categoria de passageiros isentos do pagamento da tarifa. A partir deste momento os usuários beneficiados não precisariam mais ficar na parte dianteira do coletivo. Dessa forma poderiam ter mais conforto ao transpor a roleta.
Em 2008 foi a segunda etapa do processo, dessa forma foram cadastrados para o TRI legal a categoria do professorado e dos estudantes. Dessa forma o benefício escolar ficou mais dinâmico e ágil. Por fim, vieram os usuários do vale-transporte e da passagem antecipada (comum) que puderam usufruir um sistema mais seguro e prático.
Uma vantagem interessante é que os passageiros de TRI Porto Alegre possuem 50% de desconto no segundo coletivo que for utilizar. Já o estudantes possuem essa vantagem ampliada e podem um segundo ônibus gratuitamente.
O cartão do TRI foi criado inicialmente para utilização nos ônibus de Porto Alegre mas com o tempo o cartão TRI legal se expandiu para outros meios transporte. Atualmente ele é aceito também nas lotações – sistema seletivos de Porto Alegre – e no trem, que liga a Capital às demais cidades da região metropolitana. Mais de 1,3 milhão de pessoas possuem o Cartão TRI e o utilizam diariamente para se deslocar.
Acesse o site tri.dne.com.br faça login com facebook ou com um e-mail que você use com frequência. Prepare os seguintes documentos:
Após feito uma conta o próximo passo é pagar pelo seu TRI legal e pelo seu Documento do Estudante. Que te dará mais comodidade quando for fazer a renovação do seu TRI.
Pagamento aprovado? Então faça o upload dos documentos que você já separou e uma vez que eles sejam aprovados, você receberá seu TRI e sua DNE em sua residência com a toda a comodidade.
A renovação ocorre sempre no início de cada ano letivo.Para a renovação você precisa apenas acessar ao site tri.dne.com.br e carregar os documentos:
Estudantes devem fornecer atestado escolar original (graduação e pós-graduação). Ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (ensino superior).
Este cartão é destinado a estudantes e professores e antes de ser utilizado deve ser apresentado ao cobrador. O cartão é aceito em todos os ônibus de Porto Alegre e para utilizar o cartão tri legal no trem e nas lotações é preciso adquirir TRI passagem antecipada. Sendo assim, é importante notar que o valor da passagem escolar é de R$2,35 desde 13 de março de 2019.
A compra de créditos pode ser feita pelo site , pelo aplicativo do TRI online ou em algum dos postos de recarga. Ao fazer pelo site a recarga ocorre nos ônibus em até 4 dias úteis após a confirmação do pagamento. No aplicativo as recargas realizadas antes das 18h estarão disponíveis nos ônibus no dia seguinte. Portanto, após às 18h a recarga ficará disponível em até 48h.
Se você adquirir pessoalmente os créditos no Posto Central (Rua Uruguai, 45) ou no Posto Triângulo (Av. Assis Brasil – Terminal Triângulo), a compra é feita diretamente no guichê de atendimento e a recarga acontece na hora.
A carga mínima é de R$20,00 e a máxima é o total da sua cota mensal (75 ou 100 e 150 para quem comprova necessidade). Sendo assim, você pode adquirir todas as passagens de uma só vez ou pode fazer até quatro compras por mês.
Conheça também o TEU bilhete
A biometria é uma tecnologia que compara a imagem de quem está utilizando o cartão TRI . E que possua o benefício da isenção ou do desconto. E compara com a imagem que está no cadastro do usuário. Isso eita que o TRI seja utilizado por quem não é o titular. Para tanto, há uma câmera acima equipamento de cobrança da tarifa, que tira fotos do passageiro quando ele passa a roleta. Caso o sistema não reconheça o usuário como o titular cadastrado; aparecerá no equipamento uma mensagem solicitando o comparecimento do mesmo à loja do TRI. Ao ler essa mensagem o usuário precisará ir até o Posto Central (rua Uruguai, n° 45) para prestar esclarecimentos.
Em caso de perda ou roubo, você pedir o cancelamento do cartão. E para tanto, deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI – (51) 3027.9959. Das 8h às 18h de segunda a sexta e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Você também pode fazer o pedido de cancelamento aqui mesmo pelo site. Dessa forma os créditos serão bloqueados em até 24 horas. Importante: o cancelamento do cartão é irreversível.
Uma vez cancelado você deve acessar ao site tri.dne.com.br para solicitar uma nova via e pagar a taxa de confecção. O prazo de entrega será informado no momento da solicitação. Assim que receber o seu cartão você deve ir a um posto de recarga para validar os créditos. A quantia de créditos computada na data posterior ao bloqueio do cartão será transferida para a nova via.