Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Grêmios do RN são empossados por entidades estudantis
28 de julho de 2023
ARTIGO | A reconstrução do Brasil pelas mãos dos estudantes: 11 de agosto nas ruas em defesa do orçamento da educação e pela revogação do Novo Ensino Médio
11 de agosto de 2023
Mostrar todos os posts

Guia do Grêmio Estudantil: tudo que você precisa saber!

As aulas voltaram e, para mundo que quer colocar a mão na massa para a mudança na escola acontecer, aqui estão os 5 passos para ajudar que sua voz seja ouvida e cause um impacto.

A criação de um Grêmio Estudantil representa o primeiro passo para atingir esse objetivo e estamos à disposição para orientar você nessa jornada!

📢 Passo 1: Informe a direção da escola sobre a intenção de formar um grêmio, divulgue a proposta entre os alunos e convide aqueles interessados, inclusive os representantes de classe, caso existam, para participar da Comissão Pró-Grêmio. Elabore uma proposta de estatuto e conduza uma Assembleia Geral para discutir e aprovar o estatuto proposto.

👀 Passo 2: A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da Assembleia Geral. Nesse encontro, são decididos o nome do grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e a aprovação do estatuto do grêmio. Nessa reunião, também são definidos os membros da comissão eleitoral.

🗳️ Passo 3: Os estudantes se reúnem e formam grupos que irão concorrer na eleição. Eles devem apresentar suas ideias e propostas para o período de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.

✍🏻 Passo 4: A Comissão Eleitoral é responsável por realizar as eleições, que são com voto secreto. A contagem dos votos é conduzida pelos representantes de classe, com a presença de dois representantes de cada chapa e, eventualmente, dos coordenadores pedagógicos da escola. Após a apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve redigir uma ata de eleição para divulgar os resultados.

📋 Passo 5: A Comissão Pró-Grêmio envia uma cópia da Ata de Eleição e do Estatuto à direção da escola e organiza a cerimônia de posse da diretoria do grêmio.

Separamos também os modelos de atas para você baixar, onde você encontrará informações detalhadas para auxiliar em todas as etapas para você montar seu grêmio:

Mais informações aqui!

Lembre-se, sua participação ativa pode resultar em mudanças reais na sua escola. Juntos, construiremos um ambiente educacional mais participativo e inclusivo.