Entregamos hoje ao Presidente Lula, o novo projeto de lei para o Ensino Médio! O Projeto de Lei que promete redefinir a educação no Brasil é resultado de uma luta incansável dos estudantes.
Os estudantes, por meio de sua mobilização e ação direta, conquistaram mudanças importantes no projeto
O PL traz uma carga horária de 2400 horas para a Formação Geral Básica (FGB) do Ensino Médio, incluindo disciplinas essenciais como língua portuguesa, línguas estrangeiras (com destaque para inglês e espanhol), artes, educação física, matemática, história, geografia, sociologia, filosofia, física, química e biologia.
Além disso, o projeto revoga os itinerários formativos, estabelecendo a flexibilização curricular por meio dos percursos de aprofundamento e integração de estudos, que articulam diferentes áreas de conhecimento e integram-se à formação técnica profissional.
A assinatura do projeto, realizada no Palácio do Planalto, contou com a presença de entidades que coordenaram a consulta pública do ensino médio e, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Conselho Nacional de Educação (CNE).
Agora, o Projeto de Lei segue para a deliberação da Câmara dos Deputados e, se aprovado, avança para o Senado Federal.
A luta estudantil continua firme, mas este é um marco importante na transformação da educação brasileira, impulsionada pela ação determinada dos estudantes em busca de uma educação pública, inclusiva e de qualidade.