Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

22º CONEG: Segundo dia é marcado por cultura, arte e ciência e luta
16 de março de 2024
Vitória dos estudantes! Câmara dos deputados revoga a reforma do ensino médio
21 de março de 2024
Mostrar todos os posts

22° CONEG convoca 45° Congresso da UBES

O 22° Conselho Nacional das Entidades Gerais (CONEG) terminou neste sábado (16/03), após dois dias de atividades em São Paulo, com a convocação do próximo Congresso da UBES para 2024: será de 16 a 19 de maio, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A plenária do CONEG não é apenas um fórum de discussão, mas o local de reunião onde líderes estudantis de todos os cantos do país se unem para decidir os próximos passos da UBES.

Neste conselho, além de aprovar o regimento do CONUBES, delegados de escolas de todo o país apresentaram e votaram em teses.
Confira as resoluções aprovadas:

Baixe aqui:

Resoluções e Moções – 22º CONEG da UBES

Lista de Entidades Credenciadas

Ata de Credenciamento de Delegados

Ata de Credenciamento da Instituição

O Conselho, como o nome mesmo diz, permite a reflexão coletiva sobre o momento que vive o movimento estudantil, pondo em pauta as necessidades e perspectivas a serem atingidas através da atuação das entidades nas escolas, na formação política e social de cada um dos secundaristas. Mas o principal objetivo era convocar o Congresso da UBES, espaço onde milhares de estudantes estarão reunidos.

Os temas recorrentes, como a Revogação do Novo Ensino Médio, Financiamento da Educação, Mais Cultura nas Escolas e a defesa do Ensino Técnico, reafirmam o compromisso de luta que marca o CONUBES. 

A caminho do 45º Congresso da UBES

Os documentos aprovados no CONEG são diretrizes de mobilização para o Congresso Nacional da UBES. Desde já, os estudantes começam a se organizar elegendo representantes para participarem do evento.

O Congresso é o principal momento da UBES, quando será decidido os rumos da entidade para os próximos 2 anos. É nesta data que será realizada a eleição da nova diretoria.

Mobilize sua escola e venha participar do maior encontro do movimento estudantil secundarista da América Latina

O que é o que?

Plenária Final – Momento dos encontros secundaristas deliberativos, para aprovar as pautas, moções e documentos que vão reger a entidade. Lideranças podem se inscrever para colocar ideias e opiniões antes das votações.

CONEG – O Conselho Nacional de Entidades Gerais é um fórum organizado anualmente para reunir lideranças secundaristas. Além de promover discussão, troca de experiências, conhecimentos e pautas, o CONEG prepara e convoca o Congresso da UBES.

CONUBES – Um dos mais amplos espaços secundaristas, acontece a cada dois anos para reunir milhares de secundas do Brasil todo e eleger a direção da entidade.

Insta: @ubesoficial
Twitter: @ubesoficial
Tiktok: ubes_oficial