Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

O CONEG da UBES já começou! Confira o que rolou no primeiro dia
15 de março de 2024
22° CONEG convoca 45° Congresso da UBES
18 de março de 2024
Mostrar todos os posts

22º CONEG: Segundo dia é marcado por cultura, arte e ciência e luta

Os estudantes secundaristas debatem o papel da arte, cultura e ciência nas escolas. No último dia do conselho, os estudantes se reuniram em mais uma edição do Seminário do CIRCUS e na 5° Conferência Livre de Juventude de CT&I.

CIRCUS: arte, cultura e luta

O Seminário CIRCUS é mais do que um evento, ele é um manifesto pela transformação, um chamado à ação para que todos possamos contribuir ativamente na luta por uma educação que nutre não apenas mentes, mas também espíritos livres e conscientes.

Não se trata só de reconhecer essas esferas como simples complementos do currículo escolar, mas de compreender a formação integral de indivíduos conscientes e engajados, através de arte e ciência.

CT&I: estudantes em defesa da ciência

Foi durante a manhã também que estudantes e convidados se reuniram para a 5° Conferência Livre de Juventude de CT&I, elevando o protagonismo dos estudantes no impulso da ciência brasileira, traçando as linhas de frente na definição das agendas e caminhos futuros da ciência e tecnologia nas escolas e Institutos Federais.

Entre os presentes esteve Inácio Franco, Secretário do Ministério da Cultura e Tecnologia e aliado dos estudantes na luta pelo fomento da ciência no país, que defendeu a mobilização população pela tomada e manutenção da ciência nacional como combustível para o desenvolvimento: “Estamos, nesse instante, discutindo o papel da ciência e da inovação. Isso porque toda a nossa estrutura de governo precisa discutir com o povo”, e continuou, “A estratégia nacional de ciência e tecnologia não pode ficar na mão de meia dúzia. Nós precisamos ocupar todos os lugares para produzir ciência. A ciência e tecnologia são nossas e precisamos tomar conta delas”, completou.

Renan Alencar, assessor do MCTI, falou sobre a importância do investimento para a educação: “Conversar com um aluno de Instituto Federal é ver como o investimento em educação transforma a vida do cidadão”, finalizou.

Entre os convidados também compareceram Jade Beatriz, presidenta da UBES, Beatriz Franco, divulgadora científica e representante do Jovens Cientistas Brasil e Hugo Silva, Diretor de Escolas Técnicas da UBES.

Finalizamos a 5° Conferência Nacional de CT&I comemorando a vitória dos estudantes na criação de novos institutos federais e o planejamento de mais mil Institutos. Essa vitória é dos estudantes no processo de desenvolvimento e avanço da ciência, tecnologia e inovação do país.

A luta não acabou! Siga a gente para não perder nada.

Insta: @ubesoficial
Twitter: @ubesoficial
Tiktok: ubes_oficial