Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Dicas de carreira para estudantes: como se preparar para o mercado de trabalho 
22 de July de 2024
Português: o que estudar para o ENEM 2024?
1 de August de 2024
Mostrar todos os posts

Posse da nova diretoria da UBES: um novo ciclo de lutas e conquistas

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) realizou, nesta quinta-feira, dia 25, a cerimônia de posse da nova diretoria, marcando o início de um novo ciclo de lutas e conquistas em prol dos estudantes secundaristas do Brasil. O evento, que aconteceu no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus São Paulo, contou com a presença dos novos diretores da entidade, além de convidados especiais do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), representantes do IFSP, da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

A nova gestão assume com o compromisso de defender os sonhos dos 44 milhões de estudantes secundaristas do país, lutando por uma educação pública de qualidade, segurança alimentar, acesso à cultura, esporte, lazer, passe livre e o fim do Novo Ensino Médio. A mesa-diretora reforçou a necessidade de políticas públicas que enfrentem as contradições sociais e econômicas, especialmente na educação pública, acreditando na educação como ferramenta de emancipação individual e coletiva.

Durante a cerimônia, foi destacada a importância de construir uma “nova escola”, uma instituição pública que promova formação crítica, emancipadora, inclusiva e de qualidade, conectada aos desafios dos territórios locais. A nova diretoria se posiciona contra projetos de privatização, militarização, homeschooling e o Novo Ensino Médio, vistos como obstáculos à autonomia, criatividade e coletividade dos estudantes.

A UBES, com 76 anos de história, continua sua luta incansável para transformar a realidade da educação no Brasil, ocupando as ruas e mobilizando estudantes em todo o país. A nova gestão está determinada a garantir que o orçamento da educação e outras áreas essenciais para o desenvolvimento nacional não sejam limitados por restrições fiscais, reforçando o compromisso de defender o bem-estar dos estudantes e a qualidade da educação pública.

A cerimônia de posse simboliza o início de um período de renovadas energias e compromisso com os ideais de justiça, democracia e igualdade.

E a UBES convida todos os estudantes secundaristas a se unirem nessa jornada pela construção de um Brasil mais justo e soberano.

Viva a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas!