Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Programa Pé-de-Meia mobiliza estudantes no ENG em roda de conversa sobre permanência escolar e direitos
5 de December de 2025
Escolas democráticas em debate no ENG: abaixo as privatizações e o avanço das escolas cívico-militares
6 de December de 2025
Mostrar todos os posts

Debates, cultura e mobilização marcam o segundo dia do ENG, com centenas de estudantes na UFF 

A sexta-feira reuniu debates simultâneos, atividades culturais, GTs temáticos e um grande ato político pelos 10 anos da Primavera Secundarista. 

O segundo dia do 5º Encontro Nacional de Grêmios (ENG) começou com intensa movimentação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde cedo, estudantes de todo o país chegaram aos alojamentos e ao espaço de credenciamento, ampliando a diversidade de sotaques, trajetórias e realidades escolares presentes no evento. 

Também foi realizada a entrega dos materiais institucionais do ENG, incluindo a programação completa, sinalização dos espaços e orientações de convivência. As tendas dos ministérios (MEC, Ministério da Saúde, MCTI, Assistência Social) também iniciaram atividades simultâneas, oferecendo informações, oficinas curtas e atendimento direto às delegações. 

Debates da manhã colocaram educação, democracia e participação no centro do dia

Entre 9h e 12h, quatro debates simultâneos abriram a programação formativa:

1) Da sala à quadra: por uma escola digna e por mais orçamento

Local: Palco Principal

Com Yann Evanovick, Dayvid Bacelar, Anizio Melo, Fernanda Sixel e Esteban Crescente, a mesa tratou da urgência de financiamento adequado, da ampliação do orçamento da educação e da garantia de infraestrutura escolar de qualidade.

2) 40 anos da Lei do Grêmio Livre: resistência e autonomia em cada escola

Local: Tenda Principal – UFF

Com: Caique Tibiriçá, Ruan Vidal, Antony Boucherrie, Marina Gissi e Jade Beatriz debateram os avanços e desafios da Lei do Grêmio Livre, celebrando seus 40 anos.

3) Democracia e Soberania: da sala de aula ao Brasil

Local: Auditório Bloco E

Com Dani Balbi, Yeza Aguiar, Everton Gomes e Marcus Kauê, o debate abordou o papel da juventude na defesa da democracia brasileira, a soberania nacional e a conjuntura política atual.

4) Cultura viva nas escolas: a escola é nosso palco principal

Local: Bloco G

Leonardo Giordano, Irapuan Santos e Janailson Almeida discutiram cultura como ferramenta de transformação escolar, territorial e comunitária.

O intervalo cultural contou com a apresentação do Visto Rasta Niterói, integrando música, território e convivência das delegações.

GTs da tarde aprofundaram temas estratégicos do movimento estudantil 

Entre 14h e 16h, os estudantes participaram de grupos de trabalho temáticos que reuniram propostas, diagnósticos e relatos de vivências. Foram realizados:

  • GT Escolas Técnicas 
  • GT Espanhol e América Latina 
  • GT Mulheres 
  • GT Igualdade Racial 
  • GT LGBTQIAPN+ 

Além dos GTs, dois debates ganharam destaque no período:

Debate da Saúde nas Escolas – Tenda H

Na Tenda H, o encontro reuniu Eli (FAFERJ), Andrea Lopes (Ministério da Saúde), Dani Morete, Lilian Bering (COREN-RJ), Luisa Maior (PSE), Thais Freitas (Fortalece PSE) e estudantes convidados. 

Na atividade, o Ministério da Saúde lançou oficialmente a Cartilha de Saúde para Escolas, material voltado a orientar o cuidado integral da juventude.

Roda de Conversa Pé-de-Meia 

No auditório G, com Viviam Lima (Caixa Econômica), Alice Vieira Lima Cavalcante (Pé-de-Meia) e mediação de Lilian Mirelly (UMES Natal), a roda discutiu a permanência escolar, dúvidas sobre o programa e o impacto do benefício para estudantes do ensino médio.

Ato político marcou os 10 anos da Primavera Secundarista

No fim da tarde, o palco principal recebeu o ato político pelos 10 anos da Primavera Secundarista (2015-2025), reunindo militantes da época e a nova geração de estudantes.

Participaram Camila Lanes, Gean Henrique, Marcos Kauê, Lua Braga e representantes de diversas juventudes políticas. A mediação foi feita por Hugo Silva, presidente da UBES.

O ato contou com homenagem simbólica, entrega de quadro de homenagem à Camila Lanes e leitura de um texto em homenagem à data.

Cultura encerrou a noite com integração entre delegações

A partir das 22h, a UFF recebeu uma noite cultural com Samba Popular, Acadêmicos de Niterói e DJ KORA, reunindo centenas de estudantes em um momento de confraternização, música e troca de experiências entre delegações.

Perspectivas para sábado

O sábado (6) promete ser um dos dias mais intensos do ENG, com debates sobre escolas democráticas, PNE, ciência nas escolas, passe livre, além de oficinas, esportes e o CulturAto, que levará arte e reivindicação para as ruas de Niterói.

______________________________________________________

Por: Mayra Bortone – Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2025
Fotos: Karla Boughoff

______________________________________________________

Serviço

Evento: 5º Encontro Nacional de Grêmios (ENG)
Realização: União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES)
Local: Rio de Janeiro e Niterói (RJ)
Datas: 4 a 7 de dezembro de 2025

Redes oficiais: @ubesoficial

______________________________________________________

Realização

UBES

Circus da UBES

O 5º ENG DA UBES tem patrocínio da Secretaria Especial da Juventude Carioca da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (JUV RIO), Prefeitura de Niterói e Caixa Econômica Federal.

Com o apoio da Universidade Federal Fluminense, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), FADEX, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Governo Federal.