

A mesa reuniu especialistas, gestores e lideranças estudantis para debater financiamento, condições de estudo e o papel dos grêmios na luta por escolas dignas.
O 5º Encontro Nacional de Grêmios abriu sua programação formativa nesta sexta-feira (5) com o debate “Da sala à quadra: por uma escola digna e por mais orçamento”, realizado no palco principal da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O encontro reuniu estudantes de todo o país e colocou no centro da agenda a necessidade de garantir infraestrutura, financiamento adequado e políticas públicas que assegurem condições reais de aprendizagem nas escolas brasileiras.
Participaram da mesa: Yann Evanovick, representante do Ministério da Educação; Anizio Melo (JPL); Fernanda Sixel (PDT); Esteban Crescente (PCR) e representantes da FUP.

Financiamento, déficit estrutural e urgências estudantis
O debate abordou desde a falta de manutenção básica até os desafios estruturais que afetam continuamente o cotidiano estudantil, como salas superlotadas, quadras interditadas, falta de laboratórios, ventilação insuficiente e precarização dos espaços de convivência, problemas que variam entre regiões, mas que impactam diretamente a permanência escolar e a qualidade da educação.
Os convidados ressaltaram que políticas de financiamento estruturado e estável são essenciais para enfrentar desigualdades históricas. Os convidados destacaram ações voltadas à requalificação de escolas e programas de assistência estudantil.
Protagonismo dos grêmios na defesa do orçamento escolar
A mesa também conectou o tema do financiamento à atuação gremista. Em diferentes falas, reforçou-se que os grêmios têm papel decisivo na identificação de demandas, mobilização da comunidade e diálogo com gestões escolares e secretarias de educação.
A discussão reforçou que infraestrutura escolar não diz respeito apenas a prédios, mas ao direito a uma educação plena, com espaços de cultura, esporte, ciência e participação. A diversidade da mesa permitiu a análise da pauta a partir de perspectivas pedagógicas, políticas e de gestão pública.
A atividade abriu os debates da sexta-feira com alta adesão das delegações, que lotaram o espaço da UFF e deram início a um dia dedicado a temas estruturais da educação brasileira.

Da sala à quadra: escola digna é escola viva!
______________________________________________________
Serviço
Evento: 5º Encontro Nacional de Grêmios (ENG)
Realização: União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES)
Local: Rio de Janeiro e Niterói (RJ)
Datas: 4 a 7 de dezembro de 2025
Redes oficiais: @ubesoficial
______________________________________________________
Realização
UBES
Circus da UBES
O 5º ENG DA UBES tem patrocínio da Secretaria Especial da Juventude Carioca da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (JUV RIO), Prefeitura de Niterói e Caixa Econômica Federal.
Com o apoio da Universidade Federal Fluminense, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), FADEX, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Governo Federal.