Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ESTUDANTES VÃO ÀS RUAS DA PARAÍBA CONTRA AUMENTO DA PASSAGEM
29 de julho de 2014
Passe Livre é sancionado na cidade do Recife
30 de julho de 2014
Mostrar todos os posts

Abertura do I Encontro de Escolas Técnicas: nova forma de pensar ciência e tecnologia

Especificidades do norte brasileiro destacam desafios do primeiro fórum realizado sobre a modalidade de ensino técnico

Com o tema “O papel da juventude na popularização da ciência”, a abertura do I Encontro de Escolas Técnicas da Região Norte, realizado pela UBES, na Secretaria Estadual da Educação e do Esporte em Rio Branco, no Acre, dia 25 de julho, expôs a necessidade de uma nova forma de discutir a valorização da ciência e da tecnologia, pensando a valorização da ciência na perspectiva do norte brasileiro.

Quem explica outra maneira de discutir a modalidade de ensino é o diretor da UBES no Acre, Clauderson Santos, que esteve na cerimônia de abertura do evento. O secundarista destacou a importância do pioneirismo do encontro para juventude. “Com tantas discussões, os estudantes passaram a enxergar cada vez mais oportunidade para avançar educacionalmente e cientificamente, em especial nas regiões ribeirinhas e indígenas”, comenta enfatizando que em nenhuma delas há, por exemplo, nem mesmo acesso à internet banda larga.

Expondo suas opiniões, estiveram presentes os grêmios estudantis das escolas João Calvino, Colégio Henrique Lima, Professora Clícia Gadelha; do Instituto Federal do Acre, campus da Cidade Cruzeiro do Sul; do Instituto Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná e diretores da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Manaus.

Em sua fala, a secretária de Juventude de Rio Branco, Temyllis Lima, acentuou a representatividade do fórum de debate. “Foi um encontro inovador em nossa região, a participação dos institutos federais foi excepcional em debates de extrema importância que nunca havia acontecido em nossa região. Essas atividades precisam continuar, até mesmo como incentivo ao desenvolvimento”, disse.

Os desafios do norte brasileiro, segundo Clauderson, precisam ser discutidos em suas especificidades. “É preciso compreender temas centrais, quais são os meios que o jovem possui hoje para ter acesso à ciência. É nosso desafio ultrapassar as barreiras da nossa região, para que municípios mais distantes tenham acesso à internet, haja mais incentivo para pesquisarmos nossa flora e impulsionar o desenvolvimento sustentável”, finaliza.

Compondo a mesa, também estiveram representantes de Rio Branco da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Juventude, reitoria do Instituto Federal do Acre (IFAC), diretoria da Escola Técnica do campus Pereira, Assessor Especial da Juventude do Estado, Diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (FECOMERCIO) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Dia 26, segundo dia de atividades do I Encontro de Escolas Técnicas da Região Norte, os temas debatidos foram: “Pronatec 2.0 – nova fase, novos horizontes: desafios e perspectivas na ampliação da rede de ensino profissional, científico e tecnológico”; “Desafios da educação técnica no norte do Brasil”; “Emprego e trabalho decente para juventude – a Lei o Estágio e o acesso ao 1º emprego”.

Da Redação