Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Entidades chamam atenção para erradicação da pobreza
18 de outubro de 2011
Conferência Nacional da Juventude reúne representantes de 11 municípios
18 de outubro de 2011
Mostrar todos os posts

Chile convoca 57 mil jovens para o serviço militar

O Exército chileno convocará 57 mil jovens de 18 anos para o serviço militar. O governo justificou a decisão afirmando que houve uma redução de 30% no número de voluntários por causa dos protestos pela reforma do sistema educacional.

DO PORTAL VERMELHO

O serviço militar no Chile é obrigatório. Desde 2007, as vagas anuais costumam ser preenchidas quase totalmente por voluntários. Este ano, contudo, só 14.127 homens e mulheres com 18 anos se ofereceram para o trabalho nas Forças Armadas em 2012. Por isso, 56.793 jovens serão convocados – mais do que nos anos anteriores – para a seleção do serviço militar.

Os militares tem um contingente anual de 11.340 vagas para preencher, mas convocam muito mais jovens para a seleção. O secretário-geral das Forças Armadas, Alfonso Vargas, afirmou que o ideal é contar com uma média de 2,5 candidatos por vaga. Para isso, seria necessário convocar 14.223 voluntários. Após a convocação, serão mais de 6 candidatos por vaga.

O chefe da Direção Geral de Mobilização Nacional, Günther Siebert, atribuiu a queda do número de jovens voluntários aos protestos liderados pelos estudantes pela educação gratuita e de qualidade.

Em declarações ao jornal chileno El Mercurio, Siebert afirmou que, com as greves e ocupações de escolas, os militares não conseguiram fazer campanha entre os estudantes para incentivar o voluntariado militar.

Os estudantes chilenos universitários e secundaristas protestam há cinco meses contra o sistema educacional do país, exigindo ensino superior gratuito. Universidades públicas e privadas são pagas desde os tempos da ditadura do general Augusto Pinochet.

Os alunos do ensino médio e superior organizaram uma série de ocupações em escolas e universidades. Os manifestantes contam com enorme respaldo popular e a aprovação do presidente chileno, Sebastian Piñera, está em queda chegando a 22% em setembro.

O estudo universitário não impede o jovem de cumprir o serviço militar no Chile. Entre as exceções estão limitações físicas, ser a principal fonte de renda da família, ser casado ou estar grávida ou ser filho de algum preso ou torturado durante a ditadura chilena.