Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UEE-MG toma posse, lança site e começa campanha para retomar sua sede.
23 de September de 2011
Mobilização da UMES de Cáceres tem nova data! Se você acredita no poder de transformação da juventude, vem somar!
23 de September de 2011
Mostrar todos os posts

PA: UMES E UBES promovem debate sobre a divisão do estado

A União Brasileira dos Estudantes Secundarista – UBES e a União Metropolitana de Estudantes Secundaristas – UMES realizaram ontem (22) pela manhã, no colégio Augusto Meira em Belém/PA, palestra sobre a divisão do Estado do Pará, convocada pela diretoria de Grêmios da UMES e estudantes da escola Augusto Meira, Daiane Sena. Cerca de 100 estudantes e professores participaram do evento, a atividade contou com a presença do Doutor em economia, professor da UFPA e membro da frente contra Carajás, Eduardo Costa e com o Professor e Especialista em Educação o Senhor Rodrigo Moraes membro do comitê contra Tapajós.
Os Estudantes ficaram interessados na importância que tem o plebiscito para o nosso estado, entendendo que  a opinião de cada um, é de extrema importância para a sociedade paraense. Os alunos presentes falaram da importância de discutir a questão de ter um Pará Uno, e fazer estes debates nas escolas é fundamental para conscientizar nossos combatentes jovens Paraenses.

A UMES, de acordo com sua resolução aprovada em seu ultimo congresso, defendeu a ideia de manter um Pará grande e unido, a divisão do Pará em três unidades federativas, será objeto de inédito plebiscito organizado pela Justiça Eleitoral. Mas a quem interessa? No balanço entre vencedores e perdedores, todos ficam com menos e quem paga a conta é o governo federal – ou seja, o contribuinte. Se forem criados, Carajás e Tapajós vão custar aos cofres públicos pelo menos 9 bilhões de reais só para manter a administração dos estados.

Marabá, a virtual capital de Carajás, está no topo da lista dos homicídios. Pelos dados mais recentes do Ministério da Justiça, é proporcionalmente a quarta cidade mais violenta do país. Foram 250 assassinatos em 2008 – 125 mortes para cada 100.000 habitantes. Tapajós, ainda que mais tranquilo, seria o segundo estado mais pobre do Brasil, com um Produto Interno Bruto (PIB) de 6,4 bilhões de reais – atrás apenas de Roraima.
Os separatistas dizem que os brasileiros que vivem ao sul não compreendem a realidade da região e que ali estão duas terras prometidas. Para comprovar a tese, usam como argumento a criação de Tocantins. Esquecem que se trata do quarto estado mais pobre do país.

Jorgenaldo Moraes
Diretor de Comunicação- UMES