Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

1º Encontro de Mulheres da UBES entra para história!
1 de September de 2011
Confira as resoluções dos grupos de debate LGB e Sexualidade do 13º CONEG
2 de September de 2011
Mostrar todos os posts

Secundaristas debatem: A presença da mulher na sociedade, seu papel, conquistas e desafios que ainda vem pela frente.

É na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE) em Brasília – Distrito Federal, que está acontecendo desde ontem (01) o 13º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da UBES. Nesse primeiro dia o tema foi o debate misto “O machismo ta lá fora, mas também aqui dentro”.

Eles e Elas ocuparam o auditório da EAPE para discutir o protagonismo da mulher dentro dos espaços políticos e educacionais, secundaristas, técnicos e universitários. Na mesa composta para o debate estavam: Débora Peres – Diretora de Mulheres da UBES, Érika Benemond – diretora de Políticas Públicas para Juventude (PPJ), Camila Moreno – diretora da Assistência Estudantil da UNE, Joana Paroli – Marcha Mundial de Mulheres, Ana Gabriela Fontana do Movimento – Mulheres Olga Benário, Luciana Santos – deputada federal de Pernambuco e vice-presidente do PCdoB.

O debate com os secundaristas além de falar do protagonismo da mulher também abordou as questões sobre os conflitos existentes e que muitas vezes passam despecerbido, como a escolha profissional, ainda tão estigmatizada na sociedade implicitamente; a conotação da imagem da mulher nas letras de música nas quais é tratada como objeto e enquadrada dentro dos padrões de beleza.

O CONEG mostra a participação consciente dos jovens do nosso país, e os secundas não deixaram por menos, durantes o debate as entidades presentes de todas as forças tiveram fala aberta com as opiniões e sugestões diante dos assuntos discutidos. Segundo Débora Peres, diretora de Mulheres da UBES, foram cerca de 15 perguntas com tempo de 3 minutos cada uma, e afirma:

“Esse espaço é importante para nos organizarmos e combater o machismo dentro das escolas, porque mudando a escola a gente muda a sociedade”

Eles puxaram diversas palavras de força, “Se cuida seu machista, a América Latina vai ser toda feminista” e“O movimetno que eu faço tem mulheres em todos os espaços” são algumas delas. Nas salas de debate, nos corredores e nas rodas de conversa se vê um outro perfil de estudante secundarista multiplicadores, se organizando e buscando melhorias para educação e organização social dos jovens do Brasil.