Representante histórica dos estudantes paraenses, a União Acadêmica Paraense (UAP) teve, em 1º de abril de 1964, sua sede invadida e, em seguida, destruída pela Ditadura Militar. Os diretores da entidade foram presos e torturados, a sede foi desapropriada e chegou até a se tornar residência oficial do comandante da Polícia Militar da época.
Em 2007, em congresso que reuniu centenas de estudantes de diversas forças, a UAP foi reconstruída na Avenida Governador José Malcher, onde atualmente funciona o Hotel Regente. Cinco anos depois, a principal bandeira de luta desta atual gestão é, justamente, a retomada da sede da UAP, entidade de referência na busca pela garantia dos direitos dos estudantes paraenses.
A juventude paraense iniciou então uma grande campanha de mobilização em diversas universidades do estado desde em jornada de lutas que reuniu cerca de 800 estudantes em agosto de 2011, apresentando a entidade e passando um abaixo-assinado para pressionar as autoridades governamentais a devolver a sede da UAP, casa dos estudantes.
A reconquista de sua sede histórica é a principal bandeira de luta da atual gestão, iniciando campanhas de mobilização em diversas universidades do Pará e fortalecendo a pressão sobre as autoridades governamentais com abaixo-assinado para pressionar as autoridades governamentais a devolver a sede da UAP para quem é de direito: os estudantes paraenses!
Saiba mais sobre a UAP