Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

MOVIMENTO ESTUDANTIL ENTREGA REIVINDICAÇÕES AO GOVERNADOR DE PE
27 de janeiro de 2012
MOVIMENTO ESTUDANTIL ENTREGA CARTA AO NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
30 de janeiro de 2012
Mostrar todos os posts

CHILE: REGIME DE PINOCHET VOLTA A SER DENOMINADO “DITADURA”

O Conselho Nacional de Educação do Chile (CNED) resgatou o termo “ditadura” para designar o governo de Augusto Pinochet (1973-1990) em textos escolares para crianças de 6 a 12 anos, depois de uma polêmica proposta do governo para trocá-lo pela palavra “regime”.

Em sessão celebrada na quinta-feira, o CNED aprovou por seis votos a favor e uma abstenção a reincorporação do termo “ditadura”, que havia sido substituído em uma sessão anterior da entidade por decisão do governo.

O ministro da Educação, Harald Beyer, argumentou na ocasião que a palavra “regime” representava um conceito “mais geral”. A proposta, enviada em meados de 2011 e aprovada em dezembro pelo CNED, causou grande revolta no Chile e o repúdio de instituições de direitos humanos, congressistas da oposição e inclusive de alguns governistas.

O CNED argumentou não ter percebido a mudança da frase “ditadura militar” por “regime militar” e pediu ao governo que reveja o documento. O Executivo, por sua vez, tornou sem efeito a primeira proposta e enviou um novo documento ao conselho na quarta-feira, que foi aprovado nesta quinta.

A ditadura militar presidida por Augusto Pinochet começou em 11 de setembro de 1973, com um golpe sobre o presidente socialista Salvador Allende, e terminou em 1990, encerrando uma etapa sangrenta da história do Chile que deixou mais de 3.000 mortos e desaparecidos.

No segundo semestre de 2011, estudantes saíram às ruas reivindicando melhores condições de ensino e acesso no país. As mobilizações foram fortemente reprimidas pelo governo, que também repercutiu internacionalmente, foi comparado ao período ditatorial vivido no país há décadas atrás.

Do Notícias Terra