Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

EM RITMO DE MOBILIZAÇÃO, PASSEATA DISCUTE PAUTA DOS PROFESSORES EM PE
15 de março de 2012
“POR UMA NOVA ESCOLA PARA PARAÍBA”
16 de março de 2012
Mostrar todos os posts

PE: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, ESTUDANTES ENCAMINHAM MUDANÇAS NO TRANSPORTE

Depois de intensas mobilizações dos estudantes de Pernambuco no mês de janeiro pela redução da tarifa e melhorias no transporte público, nessa quinta-feira (15) durante audiência pública, movimento estudantil garante duas cadeiras no Conselho do Transporte Metropolitano e cria grupo de trabalho para discutir as pautas de reivindicação

Estiveram presentes as entidades estudantis, UBES, UEP, UMES-PE e UNE; o secretário de Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral, e o presidente do Consórcio Grande Recife, Nelson Menezes, responsável pelo transporte na região metropolitana.

O governo do estado apresentou planejamento de mobilidade urbana, PROMOB,  visando melhorar a qualidade do transporte público em acesso e aumento de integrações para redução de gastos. Os representantes estudantis questionaram falta de segurança, a superlotação e a péssima qualidade dos coletivos, que durante aumento das passagens em 2006 recebeu promessas de melhorais e que não foram cumpridas.

As entidades estudantis frisaram a necessidade de ampliar o passe-livre estudantil para além das escolas, pois hoje, os estudantes têm apenas a reserva de 70 conduções. “A passagem só serve para ir e voltar da escola, precisamos ampliar essa visão para que também seja garantido um complemento cultural aos estudantes no acesso à outras atividades que contribuem para formação e lazer da juventude nas escolas”, defendeu a presidente da UBES, Manuela Braga.

Durante a Assembléia, outras pautas foram frisadas como prioridade do movimento estudantil, além da redução da tarifa, o passe-livre intermunicipal e a participação maior no Conselho do Transporte Metropolitano. Manuela afirma que foi uma reunião vitoriosa, considerando que o Secretário das Cidades anunciou duas vagas para os movimentos estudantis dentro do Conselho e foi criado um grupo de trabalho para discutir as pautas de reivindicações. Como forma de implementar e viabilizar aos passageiros, trabalhadores e estudantes o barateamento da tarifa, o presentes colocaram como responsabilidade do Estado oferecer os subsídios necessários, a quem cabe esta responsabilidade.