Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

FST 2012: MARCHA DE ABERTURA LEVOU 20 MIL PESSOAS ÀS RUAS DE PORTO ALEGRE
26 de janeiro de 2012
CARTA ABERTA DAS ENTIDADES ESTUDANTIS ENTREGUE AO GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO
27 de janeiro de 2012
Mostrar todos os posts

SEMINÁRIO DA UBES: DURANTE FST 2012, JUVENTUDE PÕE EDUCAÇÃO NO CENTRO DAS DISCUSSÕES

Para aprofundar ainda mais os debates sobre os rumos da educação brasileira, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) realiza no Fórum Social Temático 2012, o Seminário de Educação da entidade. Durante o encontro mundial, organizado por grupo de ativistas e movimentos sociais, a juventude, com cerca de 200 estudantes de diferentes cantos do Brasil, será a responsável por colocar no centro das discussões a importância do investimento na educação para o desenvolvimento do país.

Os debates são realizados nas tendas da UBES e da UNE que ficam no Acampamento da Juventude, reunindo os jovens de diferentes lutas em busca do desenvolvimento, como cita a presidente da UBES, Manuela Braga: “A transformação de uma sociedade se dá diretamente através de uma mudança profunda na educação. No mundo inteiro movimentos sociais se mobilizam por reformas educacionais que democratizem o acesso à educação, oferecendo um ensino público, gratuito e de qualidade. Dessa forma, a UBES realiza o Seminário de Educação buscando discutir, com toda juventude, a atuação dos movimentos sociais rumo a uma mudança radical no sistema educacional”, afirma.

EDUCAÇÃO TEM QUE SER 10 – POR UM PNE A SERVIÇO DO BRASIL

Na atual efervescência em que se discutem as novas diretrizes do ensino, o Seminário dessa quinta-feira (26), promoveu seu primeiro debate com o tema “EDUCAÇÃO TEM QUE SER 10- POR UM PNE A SERVIÇO DO BRASIL”. Foi apresentada aos estudantes toda conjuntura do novo projeto de lei, o Plano Nacional de Educação (PNE), suas principais emendas e as expectativas para sua aprovação e impactos na educação para os próximos dez anos.

As bandeiras de lutas dos movimentos estudantis foram fortalecidas durante a apresentação da convidada Maria Luísa Flores, integrante do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, reforçando os pontos que evidenciam a necessidade de garantir o investimento de 10% do PIB para educação. Além de garantir uma educação de qualidade, a mesa discutiu acesso e permanência do estudante dentro da escola.

CONVOCAÇÃO DA GREVE NACIONAL DOS PROFESSORES

É greve e também é ação. Durante o debate que reuniu estudantes de todas as regiões do país, a UBES declarou total apoio à Greve Nacional da Educação que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de março. A convocação foi feira por Selene Michelin, diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), mobilização em que professores junto a outros movimentos mostraram que nos quatro cantos do Brasil “A Educação Quer Mais”. As bandeiras de luta defendem o piso salarial e investimento na formação dos professores, além de pedir a garantia de investimento de 10% do PIB para educação no PNE.

banner_site_greve_nacional

REPRESENTANTES DE DIFERENTES PERSPECTIVAS

Além da presença de líderes estudantis e representantes de outros movimentos sociais, três estudantes da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh) esteve presente no debate, que além de representar a juventude chilena, saudaram as iniciativas da UBES. Também marcaram presença representantes da organização Internacional da Educação (IE) e do Sindicato da Educação Mundial. Paulo Egon, diretor do Ministério da Educação e responsável pela Conferência Nacional de Educação, também acentuou a importância da luta e ação dos movimentos sociais, saudando a iniciativa da entidade.

PLENÁRIA: ESTUDANTES E INTERVENÇÕES

Eles vieram dos quatro cantos do Brasil e estão há três dias no Acampamento da Juventude para participar do Fórum, ficando a cargo deles as principais discussões do que se aprende e do que se quer para as salas de aula de seus estados. Na plenária, os estudantes levantaram questionamento e afirmam ser fundamental um PNE que garanta transporte para o acesso ao ensino, a valorização da escola e a real democracia nas salas de aula, além da reforma curricular e acesso ao ensino superior.

“O Fórum Social reúne pessoas com diferentes experiências e de várias temáticas, os debates de hoje superaram nossas expectativas, iniciando o Seminário da UBES com a voz dos estudantes e a visão dos movimentos sociais, sabendo que o movimento estudantil sairá fortalecido e unitário para lutar positivamente pela educação junto ao desenvolvimento do nosso país. Queremos aprovar um Plano que dê ao Brasil soberania, garantindo que todo brasileiro tenha acesso à escola, à educação de qualidade e universidade”, afirma o diretor de comunicação da UBES, Rarikan Heven.

NOVOS DEBATES, NOVAS PERSPECTIVAS

O Seminário da UBES continua, amanhã o tema dos debates serão “ENSINO TÉCNICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” com início às 10 horas no Acampamento da Juventude. As mesas acontecem nas tendas da UBES e da UNE durante o Fórum Social Temático 2012, que se estende até o próximo domingo (29).